Tem um negócio local? Então tem mesmo de conhecer as principais estratégias de marketing digital que deve utilizar no seu negócio.

Dessa forma, vai conseguir aumentar a visibilidade do seu negócio, estar um passo à frente dos seus concorrentes e atrair mais clientes para a sua marca.

O MARKETING E OS NEGÓCIOS LOCAIS

Se tem um negócio local e acha que não deve investir em marketing e muito menos em marketing digital, saiba que o marketing digital aplicado aos negócios locais pode trazer resultados incríveis para a sua empresa.

Utilizar o marketing digital no seu negócio local vai-lhe permitir aumentar o alcance e a visibilidade do mesmo, ganhar vantagem sobre os seus concorrentes e atrair mais clientes para a sua empresa.

Existem muitas estratégias de marketing digital que pode utilizar no seu negócio local e nem todas elas têm custos.

GOOGLE MY BUSINESS

Todos os negócios locais precisam de ter uma conta no Google My Business. Esta ferramenta gratuita da Google, é das mais poderosas ferramentas que existe para os negócios locais.

O Google My Business é uma janela aberta para a divulgação de qualquer negócio local e para a conquista de clientes.

Ao criar uma conta para a sua empresa neste rede social, são muitas as possibilidades da mesma aparecer no Google Maps ou no motor de pesquisa da Google, sempre que alguém procurar por negócios como o seu, perto da sua localização.

Desta forma, a sua empresa será apresentada no local certo e na hora certa aos seus potenciais clientes.

Ao criar a sua página de empresa no Google My Business, terá de preencher todos os seguintes dados:

1.Nome da empresa  e categoria

É importante que no nome da sua empresa utilize uma palavra-chave, ou seja, a palavras principal que os utilizadores vão procurar no Google. Por exemplo, “Sabores com Alma- Restaurante Vegetariano”.

2.Localização

Quando se trata de um negócio físico, a morada é muito importante, para poder ser facilmente encontrado pelos seus clientes.

3.Informações de contacto

Além do contacto telefónico, que é fundamental para que os seus clientes o contactem, o Google pede também que coloque o URL do seu site. Contudo, se não tiver um site, o Google disponibiliza-lhe um.

4.Horários da sua empresa

Através desta opção, consegue garantir que os seus clientes estão sempre atualizados sobre o seu horário. Pode também adicionar horários especiais, para datas pontuais, onde o horário de funcionamento será diferente.

5.Descrição da empresa

Quanto mais detalhada for esta descrição, mais os seus potenciais clientes saberão o que poderão encontrar no seu  negócio. Portanto, faça uma descrição detalhada da empresa e evidencie todos os seus pontos fortes.

 6.Fotografias

Além do logótipo da empresa, e da fotografia de capa, deve colocar fotografias dos seus produtos, do interior do espaço e do exterior da sua loja.

7.Publicações

O Google My Business permite que crie publicações para anunciar um evento, uma oferta, uma atualização ou um novo produto. Face à situação da atual pandemia, as empresas têm também a opção de informar os seus clientes de alterações devido à Covid 19.

Veja o nosso artigo, “Google My Business- Descubra As Vantagens” para descobrir todas as vantagens que esta rede social vai trazer ao seu negócio.

Grupos de Facebook

É nos grupos de Facebook que consumidores com gostos em comum se juntam para discutir e trocarem ideias. Como tal, estar presente em grupos de Facebook relacionados com a área do seu negócio deve ser considerado na sua estratégia de marketing.

No entanto, nunca entre nestes grupos para fazer publicidade pura ao seu negócio. Rapidamente o que publica será considerado Spam e ninguém naquele grupo terá interesse em tê-lo lá.

Como tal, veja algumas dicas para te sucesso em grupos de Facebook:

  • Acrescente valor: publique conteúdo que acrescente valor à audiência do grupo, por exemplo, se tem uma loja de produtos de bebé e está num grupo de futuras mães, publique dicas sobre a escolha dos melhores produtos para os bebés;
  • Não coloque links para os seus produtos, nem faça publicidade aos mesmos: não polua a entrega dos seus conteúdos de valor, falando da sua marca, ou colocando links para os seus produtos. A maior parte das pessoas que estão presente no grupo ainda não estão preparadas para comprarem os seus produtos.
  • Analise as pessoas que interagem com os seus conteúdos e que nos comentários demonstram partilhar da sua opinião, ou ter interesse em saber mais sobre aquele assunto;
  • Comece por relacionar-se com essas pessoas, enviando uma mensagem falando sobre esse assunto e tentando perceber se os seus produtos podem ajudá-la;
  • Vá alimentando este relacionamento até perceber que a lead está pronta para que lhe apresente os produtos da sua marca como solução para os seus problemas.

GOOGLE ADS

Google Ads é a poderosa plataforma de anúncios da Google. E, mais uma vez, conseguir que o seu negócio aparece no lugar é estar onde os seus potenciais clientes vão procurar por negócios como o seu.

Esta ferramenta de anúncios permite adicionar extensões que deve utilizar no seu negócio local para conseguir otimizar os seus resultados. O investimento em anúncios é importante para conseguir aumentar a visibilidade e o alcance dos seus negócios.

Conheça as extensões de Google Ads que deve utilizar para criar os anúncios do seu negócio local nesta plataforma.

  • Extensão de localização: esta extensão permite que os seus clientes consigam pedir indicação de GPS para o seu estabelecimento. Pode ligar a sua página do Google My Business ao Google Ads e permite que o seu endereço seja selecionado automaticamente. Esta extensão simplifica o caminho do utilizador que não precisará de abrir o GPS e colocar o seu endereço para encontrar a sua loja;
  • Extensão de chamada: através desta extensão basta o utilizador clicar no anúncio e consegue ligar para a sua loja. Esta extensão pode ficar sempre no seu anúncio ou pode programar a mesma para um determinado horário, por exemplo, pode ter a extensão ativa só quando tiver a sua loja aberta;
  • Extensão de preço: a extensão de preço deve ser utilizada para indicar aos utilizadores que vão ter contacto com o seu anúncio o preço dos seus serviços. Se tiver uma loja online poderá ainda colocar um link a reencaminhar para a mesma.;
  • Extensão de promoção: esta extensão é ótima para dar destaque nos seus anúncios a promoções que estejam a decorrer no seu negócio. Basta adicionar os seus produtos e o valor da promoção e os utilizadores quando tiverem contacto com o seu anúncio vão descobrir a promoção.

SMS MARKETING

O SMS Marketing pode ser uma ferramenta incrível para conseguir atrair clientes para o seu negócio e conseguir que os seus atuais clientes voltem a comprar.

As mensagens permitem uma comunicação individualizada, o que aumenta a relação com o cliente. O ideal é obter o contacto dos seus clientes ou de potenciais clientes diretamente ou através de anúncios e pedir sempre autorização para o envio das mensagens.

Pode utilizar o sms marketing para divulgar novidades da sua marca, promoções, eventos ou até para fazer ofertas especiais aos seus clientes, como por exemplo, no dia de aniversário dos mesmos.

Para ter sucesso com esta estratégia utilize mensagens curtas e simples, comunique só o essencial, já que a sms é um conteúdo de rápido consumo e coloque sempre uma chamada para a ação no final da mesma.

Dando um exemplo prático e supondo que tem um restaurante, ao Sábado pode enviar uma sms convidando os seus clientes para irem jantar ao seu restaurante e até divulgando um prato especial que terá nesse dia. Pode completar a sms com imagens do mesmo para ser ainda mais apelativa.

LIVES

As lives ou diretos são um formato de conteúdo cada vez mais apreciado pelos consumidores.

Pode utilizar as mesmas para apresentar os seus produtos, fazer demonstrações dos mesmos, esclarecer dúvidas da sua audiência e lançar novos produtos ou serviços.

O facto de ser em direto permite com que apresente os seus produtos e ao mesmo tempo os consumidores interajam com a sua marca, expondo dúvidas.

Pode utilizar estratégias que permitam que durante a live os consumidores reservem os seus produtos. Por exemplo, ao apresentar um nome ou referência específica para cada produto, os consumidores podem enviar mensagem fazendo a reserva dos mesmos no decorrer da live.

INFLUENCIADORES DIGITAIS

Os influenciadores podem ajudar a divulgar o seu negócio no digital e a atrair mais clientes para o mesmo.

Ao trabalhar com influenciadores os mesmos vão divulgar os seus produtos ou serviços e recomendá-los aos seus seguidores. Como tal, deve ter atenção aos influenciadores que escolhe para trabalhar com a sua marca.

Na escolha do influenciador deve garantir que a história do mesmo está alinhada à imagem da sua marca. Recorrer a influenciadores que defendem valores diferentes dos que pratica no seu negócio não será uma boa estratégia.

Analise também as redes sociais do influenciador, mais do que o número de seguidores, perceba qual é a relação que o mesmo mantém com a sua audiência e o tipo de publicações que costuma fazer, bem como antigas campanhas relacionadas com a sua área de negócio.

É importante que a divulgação da sua marca ou dos seus produtos por parte do influenciador não pareça publicidade. Deve ser feita de forma criativa e deve passar ao influenciador os seus objetivos com esta ação e de que forma ele deve fazer a divulgação da mesma.

Acima de tudo deve procurar um influenciador que seja autêntico, criativo, consistente na publicação dos seus conteúdos e que seja credível.

Para o ajudar na escolha do melhor influenciador pode recorrer à ferramenta de pesquisa de influenciadores do Swonkie onde vai encontrar centenas de possíveis influenciadores para o seu negócio. Através do Swonkie Score a sua escolha será facilitada.

Preparado para conquistar clientes?

Agora que já conhece todas estas estratégias, só precisa de perceber qual ou quais que terá mais facilidade de introduzir no seu negócio. Pode ir testando as diferentes estratégias para perceber as que geram melhores resultados.

O marketing digital será um aliado do seu negócio local.