Já ouviu falar em Bouce Rate ou em EdgeRank? Sabe o que significam estes termos?

Quantos termos relacionados com marketing digital já ouviu sem saber muito bem qual é o seu verdadeiro significado?

Para que nunca mais tenha dúvidas sobre termos relacionados com marketing digital, reunimos 40 termos de marketing digital que precisa de conhecer.

Alt text

Alt text traduzido para português significa texto alternativo.

Este texto alternativo é utilizado para descrever uma imagem online. O texto alternativo tem uma grande importância a nível de SEO, já que o mesmo será lido pelos motores de pesquisa.

Se por algum motivo não for possível visualizar a imagem, é este texto que deverá aparecer, no lugar da mesma. Como tal, o mesmo deve descrever na perfeição a imagem em questão.

API

API é a sigla utiliza para Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicações.

Uma API pode ser explicada como um conjunto de padrões de programação que permite integrações em diferentes plataformas.

Automação de Marketing

Através da automação de marketing é possível realizar vários processos de marketing digital de forma completamente automatizada, otimizando assim processos e resultados.

Um exemplo de automação de marketing é o envio de emails de forma completamente automática.

Bounce Rate

Bounce Rate é um termo utilizado para fazer referência à taxa de rejeição de um site. É considerada uma rejeição sempre que um utilizador entra no seu site e sai sem interagir com o mesmo.

A taxa de rejeição é então a quantidade de utilizadores que abandonam o site sem realizarem qualquer ação, sobre o total de visitantes do site.

Banner

Um banner é um anúncio no formato de imagem que aparece em sites ou blogues. Pode ser utilizado por marcas que pagam para a sua publicidade aparecer em sites de terceiros, ou pelos próprios donos do site que utilizam banners para levarem os visitantes para uma página específica.

Por exemplo, pode colocar um banner no seu site para conduzir os visitantes para a página de divulgação de um evento da sua empresa.

Base de visitantes

O termo base de visitantes representa a média de visitas diárias que um site ou blog recebe.

Black hat

Black hat represente um conjunto de práticas de SEO que são consideradas antiéticas. As mesmas  são utilizadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site no motor de pesquisa, mas podem ter o efeito contrário e levar ao bloqueio do site.

CTR

CTR é a sigla utilizada para CLick Through Rate e representa o número de cliques de um anúncio dividido pelo número de visualizações do mesmo. Quando o CTR é elevado, é de esperar que a campanha traga bons resultados.

CTA

CTA é a sigla utilizada para call-to-action, que traduzido para português significa chamada para a ação. O CTA é utilizado para levar os utilizadores a realizarem uma ação específica e deve ser simples e o mais direto possível. Pode utilizar um CTA para levar os utilizadores a descarregarem um e-book, inscreverem-se numa landing page ou até mesmo para partilharem uma publicação das redes sociais.

Chatbots

Chatbots são robôs utilizados para simularem um atendimento humano através de um chat online. O objetivo é que o consumidor sinta que está a ser atendido por uma pessoa e não por um robô. Os chatbots permitem que os consumidores vejam as suas dúvidas esclarecidas em tempo real.

Data mining

Data mining, também conhecido como mineração de dados, é um termo das ciências da computação. Este termo representa a extração de informação de uma data warehouse (armazém de dados), e que através de análises estatísticas permite encontrar padrões e informações relevantes nas bases de dados.

No marketing digital o data mining permite, a partir dos dados obtidos estabelecer e prever padrões de comportamento dos consumidores.

EdgeRank

O EdgeRank é o algoritmo do Facebook que decide quais são as publicações mais relevantes para aparecerem no feed de notícias dos utilizadores desta rede social.

A relevância das publicações é medida através de 3 principais fatores: formato da publicação, tempo da publicação e interações anteriores do utilizador com aquela página ou perfil.

 Engagement

O engagement ou engajamento é um termo utilizado para referir as interações que os utilizadores têm com os conteúdos. Exemplos dessa interação são os gostos, comentários, partilhas, salvamentos ou cliques num link.

Quanto mais alta for a sua taxa de engagement mais relevante o seu conteúdo está a ser para a sua audiência.

marketing digital

Facebook Ads

Facebook Ads é a plataforma de anúncios que permite anunciar no Facebook e no Instagram. O Facebook Ads apresenta uma elevada capacidade de segmentação e permite escolher características muitos específicas do público-alvo de cada anúncio.

Funil de vendas

O funil de vendas é representado através de uma pirâmide invertida.

Esta pirâmide invertida é utilizada para representar os diferentes estados em que os potenciais clientes se encontram.

A pirâmide é dividida em 3 patamares: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Quando mais perto as leads se encontrem do topo do funil, maior é a probabilidade de se tornarem clientes da marca.

Cada fase do funil exige diferentes estratégias e entrega de conteúdo com diferentes objetivos.

Growth Hacking

As palavras Growth e Hacking quando traduzidas para português significam “crescimento” e “falhas”, respetivamente.

O Growth Hacking representa um conjunto de estratégias que pretendem encontrar “brechas” no mercado que permitem um rápido crescimento. Ou seja, é preciso perceber que tipo de falhas estão sendo cometidas e de que modo utilizar uma estratégia diferente e criativa pode ajudar a empresa a crescer e a adquirir rapidamente novos clientes.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios da Google. Anunciar no Google Ads permite apresentar os produtos ou serviços no sítio certo e na hora certa.

Hard Bounce

Hard Bounce é um termo utilizado para representar um erro permanente no envio de e-mails. Este erro não permite que os e-mails sejam enviados para um determinado destinatário.

Este erro pode ocorrer pela digitação errada do endereço e e-mail.

Demasiados erros vão levar a uma taxa de rejeição das suas campanhas de e-mail marketing elevada.

Head Tail Keyword

Head tail keyword quando traduzido para português significa palavra-chave de pesquisa abrangente.

As head tail Keywords têm um volume de pesquisa muito elevado, já que não se referem a um tópico em específico. Por exemplo, “comida” ou “desporto” são palavras-chave de pesquisa abrangentes.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, tem como objetivo atrair clientes através da entrega de conteúdo de máxima qualidade.

Através do conteúdo as marcas estabelecem relações com os seus seguidores levando os mesmos a terem interesse nos seus produtos.

Keyword

Keyword significa palavra-chave. Em marketing digital as palavras-chave têm uma elevada importância, quer na escrita de conteúdos, quer na criação de anúncios publicitários.

Uma má definição das palavras-chave pode levar ao insucesso de um anúncio.

Na escrita de um artigo de blog, por exemplo, a utilização da palavra-chave influencia a posição da página no motor de pesquisa.

KPI

KPI é a sigla utilizada para Key Perfomance Indicator, em português, indicadores chave da performance. Estes indicadores são definidos de forma quantitativa para acompanhar e medir os resultados de uma determinada ação e para perceber o sucesso ou insucesso da mesma.

Landing Page

Landing page pode ser entendida como uma página destino. Os utilizadores são encaminhados para uma landing page com um determinado objetivo.

As landing pages são muito utilizadas para captação de leads e não devem possuir pontos de fuga. Quando entram numa landing page os utilizadores só devem ter duas opções disponíveis- realizar a ação pretendida ou abandonar a página.

Lead

Uma lead é um potencial cliente. Assim, alguém que, em algum momento, demonstre interesse no seu produto, ou na sua marca e deixe os seus contactos, sejam eles o e-mail ou o telefone, pode ser considerado uma lead.

As leads são a base de qualquer negócio e devem ser trabalhadas para se tornarem efetivamente clientes da sua marca.

Long Tail Keyword

Long tail keyword é uma palavra-chave de causa longa. Este termo é o oposto de head tail Keyword.

As palavras-chave de cauda longa tem um baixo volume de pesquisa, porque referem-se a termos muito específicos que se traduzem na atração de utilizadores mais qualificados.

Por exemplo “vestido” é uma head tail keyword, já “vestido comprido preto” é uma long tail keyword. O segundo termo é muito mais específico do que o primeiro.

Marketing de conteúdo

Tal como o nome indica nesta estratégia de marketing é produzido conteúdo. O marketing de conteúdo faz parte da estratégia de Inbound Marketing, sendo através do conteúdo que as marcas atraem os consumidores.

O conteúdo pode ser entregue em diversos formatos, como texto, imagem ou vídeo e deve sempre ir de encontro à fase do funil de vendas em que o potencial cliente se encontra.

marketing digital no conteúdo

MQL

MQL é a sigla utiliza para Marketing Qualified Leads. Este termo diz respeito às leads que estão sendo nutridas de conteúdo pela equipa de marketing, até ficarem prontas a serem trabalhadas pela equipa de vendas.

Quando passam para a equipa de vendas falamos de SQLs, sigla que mais à frente vai descobrir o que significa.

Nutrição de leads

Nutrição de leads é um dos processos mais importantes do marketing digital. Este processo consiste na entrega de conteúdo às leads, de modo a transformar potenciais clientes em clientes da marca.

A nutrição de leads é realizada, principalmente, através do email marketing e este processo pode ser cada vez mais automatizado.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing é o marketing tradicional, onde as marcas utilizam a publicidade para chegarem aos consumidores.

O Outbound Marketing é então o oposto do Inbound Marketing. Enquanto o primeiro vai ao encontro dos consumidores, utilizando o marketing de interrupção, o segundo utiliza o marketing de premissão para atrair os consumidores.

Persona

A persona ou buyer persona é a representação do seu cliente ideal. É criada tendo por base dados demográficos, psicográficos, comportamentais, motivações, receios, desejos e dores do seu cliente.

Prova Social

O termo prova social é utilizado quando uma marca ou produto é aprovado pelos seus consumidores. Os consumidores tecem boas críticas ao produto e/ ou à marca e a credibilidade da marca aumenta.

As provas sociais são muito utilizadas em páginas para venda de produtos ou inscrição de cursos, nas mesmas são colocados testemunhos de clientes para gerar mais confiança no público-alvo.

ROI

ROI é a sigla utilizada para Return on Investment, em português, Retorno Sobre o Investimento e representa a relação entre os gastos gerados e a receita obtida.

O ROI é um dos mais importantes indicadores de desempenho financeiro e muito utilizado para avaliar ações de marketing digital e campanhas.

Para calcular o ROI deverá subtrair ao ganho obtido o investimento inicial e dividir o valor obtido, pelo valor do investimento inicial. Se quiser obter uma percentagem é só multiplicar esse valor por 100%.

Rede de Display do Google

A rede de display do Google é composta pelo conjunto de cadeias de sites, blogues e portais que têm anúncios do Google Ads exibidos nas suas páginas.

SEO

SEO é a sigla utilizada para Search Engine Optimization, que em português significa otimização dos motores de pesquisa. Esta otimização inclui um conjunto de técnicas que são utilizadas com o objetivo de colocar um site ou uma página nas primeiras posições dos motores de pesquisa, principalmente do Google, de forma totalmente orgânica.

SEM

SEM é a sigla utilizada para Search Engine Marketing, em português marketing para motores de pesquisa. 

Esta estratégia consiste num conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a posição do site no Google que incluem as técnicas de SEO mais os links patrocinados.

Ou seja, a estratégia de SEM utiliza técnicas orgânicas e pagas para melhorar a posição de um site nos motores de pesquisa.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para avaliar o resultado de campanhas de marketing. É contabilizada uma conversão sempre que a ação pretendida é realizada, seja ela a visita de um site ou o preenchimento de um formulário.

URL

URL é a sigla utiliza para Uniform Resource Locator, traduzido para português significa Localizador Uniforme de Recursos. De uma forma simples, um URL é um endereço virtual de uma página.

Webinar

Um webinar é uma aula em vídeo, que pode ser gravada ou ao vivo, sobre um tema específico.

Estas aulas são ótimas para reforçar a autoridade de uma marca e funcionam ainda melhor quando são ao vivo e permitem a intervenção em tempo real dos utilizadores.

ZMOT

ZMOT é a sigla utilizado para “o momento zero da verdade”. Este momento zero refere-se ao primeiro momento em que um utilizador procura informações sobre um produto ou serviço na internet.

E agora? Já sabe de cor todos estes termos fundamentais no marketing digital?

Utilize o Swonkie para o ajudar na gestão das suas redes sociais. Experimente 14 dias grátis.