Costuma utilizar frequentemente hashtags nas suas publicações nas redes sociais, mas sente que as mesmas não estão a ajudar a melhorar o alcance dos seus conteúdos?

Já pensou que pode estar a utilizar as hashtags da forma errada ou na rede social errada? Não desespere, neste artigo vai descobrir onde deve utilizar as hashtags e em que quantidade, para garantir que as mesmas ajudam a impulsionar os seus conteúdos.

O que é uma Hashtag?

Uma hashtag é uma palavra ou um termo antecedido pelo símbolo cardinal (#).

As hashtags permitem que todo o conteúdo sobre um determinado tema esteja organizado. Ou seja, quando em alguma das redes sociais que permite a utilização de hashtags clica no hashtag #nutrição é reencaminho para uma página dessa rede social onde só encontrará publicações sobre esse assunto. Todas essas publicações possuem o hashtag #nutrição.

Assim, as hashtags são utilizadas nas redes sociais para direcionar os utilizadores para páginas sobre aquele assunto e para impulsionar os conteúdos.

O objetivo de alguém que utiliza uma determinada hashtags numa publicação é que os utilizadores que procurem aquele hashtags, ou que sigam aquela hashtag encontrem o seu conteúdo. Dessa forma a hashtag ajuda a aumentar a visibilidade e o alcance da publicação.

Onde surgiram as hashtags?

As hashtags foram utilizadas pela primeira vez pelo designer de comunicação Chris Messina, em agosto de 2007, numa publicação no Twitter.

No entanto, só em 2009 o Twitter adotou as hashtags e começou a criar hiperligações para qualquer palavra antecedida pelo símbolo #. Assim sendo, começou no Twitter a possibilidade de o utilizador clicar em uma hashtag e ser direcionado para uma página sobre o assunto da mesma.

Hashtag nas redes sociais

Em 2010 o Twitter adicionou os Trend Topics, em que as hashtags mais utilizadas são apresentadas aos utilizadores.

Desde então foram várias as redes sociais que adotaram as hashtags, sendo que em cada uma delas as hashtags devem ser utilizados com um objetivo específico. Mas, mais à frente vamos abordar especificamente a utilização de hashtags em cada rede social.

Hashtags Generalistas Vs. Hashtags Específicas

Se quer utilizar as hashtags para impulsionar os seus conteúdos, aumentando o alcance e a visibilidade das suas publicações, precisa de conhecer a diferença entre hashtags generalistas e hashtags específicas.

Hashtags generalistas

Hashtags como #marketing ou #alimentação são hashtags generalistas, porque falam de um conteúdo abrangente. Quando o utilizador clica na hashtag #marketing, certamente, irá encontrar conteúdos sobre diversas áreas do marketing, se existem áreas que serão do seu interesse, muitas outras poderão não o ser.

As hashtags generalistas tendem a atrair muito tráfego, mas pouco qualificado.

Hashtags específicas

As hashtags específicas referem-se a um tema, a uma área específica. Quando um utilizador clica na hashtag #marketingdeconteudo, quer encontrar publicações referentes a esse área e não a outras áreas como acontece com a hashtag generalista #marketing.

Estas hashtags atraem menos tráfego, mas com um maior nível de qualificação.

Assim, dependendo do público que pretende atrair e do objetivo do seu conteúdo, deve ponderar quais as hashtags a utilizar.

Hashtags no Twitter

As hashtags no Twitter vão ajudar a classificar a categoria do seu conteúdo.

A Buddy Media realizou um estudo sobre a utilização de hashtags no Twitter e concluiu que um Tweet com hashtags chega a receber o dobro das interações que um Tweet sem hashtags.

Quanto maior for a interação com um Tweet, mais o algoritmo do Twitter favorece a visibilidade do mesmo e mais seguidores pode conquistar. Logo, deve sempre colocar hashtags nos seus Tweets.

No entanto, se existe rede social onde não deve abusar na quantidade de hashtags que coloca é no Twitter. É que o mesmo estudo comprovou que utilizar demasiadas hashtags no Twitter pode diminuir até 17% a interação com as publicações.

A quantidade correta de hashtags a utilizar no Twitter

Se quer ter sucesso com a utilização de hashtags no Twitter nunca utilize mais de 3 hashtags. E o ideal é utilizar sempre hashtags específicas, para conseguir posicionar o seu conteúdo como relevante, de modo a atrair seguidores qualificados para o seu perfil.

Pode, por exemplo, utilizar uma hashtag própria, que identifique a sua marca, no nosso caso utilizamos sempre o #swonkie, e depois colocar duas hashtags específicas relacionadas com o conteúdo do seu Tweet.

Dica: se colocar no seu tweet um link que pretende que os utilizadores cliquem, o ideal é não colocar nenhuma hashtag. Existe uma grande probabilidade de em vez de clicar no link, o utilizador clicar em alguma hashtag e ser reencaminhado para a página dessa mesma hashtag.

Hashtags no Instagram

O Instagram permite que utilize até 30 hashtags por publicação. No entanto, não é aconselhável que coloque tantas hashtags nas suas publicações.

Mas, é recomendado que utilize hashtags no Instagram para impulsionar os seus conteúdos. O Instagram permite a pesquisa por hashtags, por isso um utilizador pode colocar na caixa de pesquisa uma determinada hashtag e será automaticamente reencaminhado para a página da mesma.

A quantidade correta de hashtags a utilizar no Instagram

No Instagram será suficiente utilizar entre 6 a 12 hashtags para que as mesmas ajudem a aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

O ideal é utilizar entre 3 a 6 hashtags específicas e entre 3 a 6 hashtags genéricas, conseguindo assim atrair mais trafego para a sua conta e também tráfego qualificado.

O recomendável é utilizar as hashtags no primeiro comentário e não na legenda do conteúdo. E porquê? Porque as hashtags na legenda podem representar um ponto de fuga para os utilizadores, que clicam na hashtag e são reencaminhados para outra página. Ora, se quer que os seguidores se mantenham no seu perfil, coloque as hashtags no 1º comentário para evitar este risco.

E não, o desempenho do seu conteúdo não vai diminuir se colocar as hashtags no primeiro comentário, pois o Instagram deteta a existência da hashtag de igual forma.

Colocar ou não hashtags na biografia do Instagram é outra questão que causa discórdia. Mas, também na bio as hashtags são um ponto de fuga e não devem ser utilizados. Se quiser utilizar, crie uma específica para a sua marca e garanta que, mesmo que lá clique, o utilizador vai ser reencaminhado para uma página com conteúdos seus.

Dica: o Instagram tende a banir regularmente algumas hashtags. Se colocar uma hashtag na caixa de pesquisa e a aparecer a mensagem que foi bloqueado conteúdo que continha aquela hashtag, tenha cuidado com a utilização da mesma. Utilizar frequentemente hashtags banidas pode baixar o alcance de todas as suas publicações no Instagram.

Hashtag no Instagram

Hashtags no LinkedIn

O LinkedIn permite que os seus utilizadores além de seguirem perfis pessoais e páginas, sigam também hashtags.

Assim, é possível escolher um conjunto de hashtags para seguir, tendo acesso no feed da rede social a publicações que incluam cada uma dessas hashtags.

Esta rede social permite que as hashtags sejam detetáveis quer estejam colocados na publicação, quer nos comentários da mesma. Ou seja, quando alguém pesquisa por uma determinada hashtag no LinkedIn, se a mesma estiver colocado num comentário de uma publicação a rede social vai apresentar esse conteúdo como sugestão.

A quantidade correta de hashtags a utilizar no LinkedIn

Não exagere na quantidade de hashtags que coloca nesta rede social. Além de correr o risco de poluir o seu conteúdo com demasiadas hashtags, quantas mais colocar mais pontos de fuga o utilizador terá.

Como tal, utilizar no máximo 5 hashtags no LinkedIn é suficiente para ajudar a aumentar o alcance das suas publicações. Utilize hashtags específicas e generalistas, consoante pretenda atrair uma audiência mais ou menos qualificada.

Hashtags no TikTok

Também a rede social com mais downloads de 2020 permite que os utilizadores pesquisem conteúdos através de hashtags. Desta forma, os seus vídeos podem ser impulsionados e chegar a um maior número de seguidores com a ajuda das hashtags.

A quantidade correta de hashtags a utilizar no TikTok

No TikTok deve utilizar entre 4 a 6 hashtags por vídeo. E o ideal é encontrar as hashtags mais utilizadas na sua área e colocá-las nos seus vídeos.

Quanto mais popular forem as hashtags que utilizar, maior é a probabilidade do seu vídeo chegar a mais pessoas nos primeiros minutos em que é publicado, o que vai aumentar o alcance do mês.

Hashtags no Facebook

É verdade que o Facebook cria hiperligações para as hashtags e quando o utilizador clica numa hashtag é reencaminhado para uma página com conteúdos sobre esse mesma hashtag, mas não deve colocar hashtag no Facebook.

Confuso? Nós explicamos. Costuma procurar por hashtags para encontrar conteúdos relevantes no Facebook? Quantas pessoas conhece que o fazem? A verdade é que as pessoas não utilizam a procura de hashtags no Facebook. E utilizá-las não impulsiona o seu conteúdo.

Além do mais, ao utilizar hashtags nas suas publicações está a criar pontos de fuga para o utilizador e não quer que o seu público “fuja” da sua página, certo? Então esqueça as hashtags nesta rede social.

Hashtag

Erros que não pode cometer ao utilizar as Hashtags

Já sabe onde e como utilizar as hashtags, agora precisa de saber alguns erros que não pode cometer quando utilizar as mesmas.

1. Não utilize hashtags que nada têm a ver com o seu conteúdo

Nunca utilize uma hashtag que nada tem a ver com o seu conteúdo, só porque a mesma é muito utilizada e poderá atrair tráfego para o seu perfil. Certamente, alguém que está à procura de um tópico completamente diferente da sua área, quando clicar nessa hashta e se deparar com o seu conteúdo não terá qualquer interesse no mesmo.

2. Perceba quais são as melhores hashtags para cada rede social

Uma hashtag que funciona muito bem no Instagram poderá não funcionar no Twitter e vice-versa. Como tal, perceba quais hashtags são mais adequadas para cada rede social e que lhe garantem melhores resultados.

Dica: nos relatórios do Swonkie consegue perceber quais são as hashtags que funcionam melhor em cada uma das suas redes sociais.

3. Não coloque hashtags no meio de texto

Colocar hashtags no meio de texto pode fazer com que o mesmo se torne de difícil leitura, como tal evite fazê-lo.

4. Não coloque hashtags a separar palavras

As hashtags têm de ser utilizadas de forma estratégia, como tal utilizar hashtags como “#adoro#marketing#digital” não vai resultar. Em nada esta estratégia vai ajudar a impulsionar o seu conteúdo, pelo contrário, só vai poluir o mesmo visualmente.

Ferramentas para pesquisar Hashtags

Não sabe como descobrir as melhores hashtags da sua área? Deixamos-lhe uma lista com 6 ferramentas que o vão ajudar neste processo:

  • All Hashtag;
  • Instavast;
  • Hashtag for Likes;
  • Magnify for Instagram;
  • Most Popular TikTok Hashtag;
  • Tweet Binder.

Acabaram-se os erros na utilização de Hashtags?

Agora que já sabe a forma correta para utilizar as hashtags, temos mais um segredo para lhe contar.

No Swonkie além de analisar o desempenho das hashtags que utiliza nas suas redes sociais, pode também descobrir quais são os hashtags mais utilizados pelos seus concorrentes, com os nossos relatórios da concorrência.

Do que está à espera? Experimente gratuitamente durante 14 dias.