Falar de Twitter é falar de rapidez e de atualidade. Esta é a rede social onde as notícias se distribuem de forma mais rápida, e onde os seguidores estão mais dispostos a comentar os últimos acontecimentos.

Estar presente no Twitter implica estar sempre a comunicar. O Twitter é sinónimo de comunicação e só sendo muito ativo nesta rede social é possível ser-se notado e conquistar seguidores.

O que é o Twitter?

O Twitter foi criado em 2006, e funciona através da partilha de Tweets, com o máximo de 280 caracteres.

É, atualmente, das redes sociais mais utilizadas para obter notícias da atualidade de forma rápida e assertiva.

Muito do sucesso desta rede social deve-se à preferência, que lhe é dada por políticos em todo o mundo. Também os jornalistas têm presença assídua nesta rede social.

Estes dois grupos fazem do Twitter uma plataforma de excelência para ter acesso às últimas notícias e assuntos políticos.

Mas, conheça alguns dados desta rede social, que o vão conquistar:

– 46% dos seus milhões de utilizadores, consultam diariamente o Twitter e 66% fazem-no, pelo menos, 1 vez por semana;

– Tem cerca de 8,57 milhões de utilizadores ativos/mês;

– Por minuto são enviados 456 000 tweets;

– Recebe 2 bilhões de consultas por dia;

– É das redes sociais com o sistema de pesquisa mais eficiente;

– Em média, cada utilizador segue 5 marcas nesta rede social;

– 88% dos utilizadores já mencionou uma marca num Tweet;

– 54% das pessoas, que veem a menção de uma marca, praticam uma ação: visitam o website, retweetam, etc.

– 85% dos utilizadores considera importante o suporte ao cliente nesta rede social;

– 69% dos utilizadores já comprou a uma marca depois de ver um Tweet promovido;

Ao contrário do que acontece em outras redes sociais, no Twitter não existe seleção de conteúdo de acordo com as preferências e interações de outras pessoas que os utilizadores seguem.

O Twitter permite então aos seus utilizadores escolherem se querem ver o conteúdo por ordem cronológica ou se querem ver os tweets em destaque.

Twitter para empresas

Com todas estas incríveis estatísticas, certamente já percebeu que o Twitter é uma excelente oportunidade para a sua empresa. Diariamente, tem à sua disposição milhões de pessoas, que podem ficar a conhecer a sua marca e comprar os seus produtos.

No Twitter não existe diferença entre uma conta pessoal e uma conta profissional. Assim, uma conta de empresa consegue também seguir contas pessoais e interagir com as mesmas fortalecendo os laços com a sua audiência.

No entanto, a grande desvantagem do Twitter, é que os tweets têm um curto “período de vida”, cerca de 18 minutos. Dessa forma, é importante tweetar várias vezes ao dia e estar sempre atento aos assuntos da atualidade.

O que pode fazer para conseguir impactar a audiência?

Se quer marcar presença neste rede social tem mesmo de saber o que deve fazer para conseguir impactar a sua audiência.

Tem de aproveitar todas as oportunidades para marcar presença nesta rede social e aumentar a visibilidade e o alcance da sua marca.

1.Aproveite a biografia para dar a conhecer a essência da sua marca

A biografia só pode conter no máximo 160 caracteres. Dessa forma, estes devem ser rentabilizados ao máximo, de forma a espelharem a essência e a imagem da sua marca.

2.Use as hashtags certas, mas em reduzido número

Foi nesta rede social que surgiram os hashtags e a sua importância continua alta. Assim, um tweet com hashtags consegue ter o dobro de interação dos que não possuem hashtags.

No entanto, estes devem ser utilizados moderadamente e devem ir sempre de acordo ao assunto do tweet. Quando são utilizados em demasia os hashtags podem diminuir o impacto dos tweets.

3.Adicione vídeos e imagens aos seus tweets

Os tweets com vídeo e imagem têm um impacto muito superior ao dos tweets só com texto. Dessa forma, utilize imagens e vídeos que façam sentido no assunto que está a tweetar e garanta uma maior interação.

4.Crie sondagens e faça perguntas

As sondagens e as perguntas têm um elevado grau de interação por parte dos utilizadores. Pode assim utilizá-las com o fim de fortalecer a relação com os seus seguidores.

5.Utilize CTAs criativos

Para despertar uma interação nos seus seguidores, pode utilizar CTAs criativos que criem vontade nos utilizadores de realizar a ação e interagir com a sua marca.

6.Publique com consistência e no momento certo

Já sabe que um tweet tem um curto período de vida, portanto é importante publicar regularmente e tentar sempre estar dentro dos principais assuntos da sua área.

O ideal mesmo é publicar todos os dias. Existem marcas que chegam a fazer mais de 10 tweets por dia para garantirem que não são ultrapassadas pela concorrência.

7.Responda às menções nos tweets dos seus potenciais clientes

Sabia que 77% das pessoas ficam muito satisfeitas quando uma marca lhes responde? Assim, é obrigatório responder às menções dos utilizadores.

Dessa forma, está a manter a sua audiência satisfeita e ao mesmo tempo a aumentar a interação junto da mesma.

8. Participe em conversas de potenciais clientes e de especialistas na sua área

Já que o Twitter permite que as marcas sigam perfis pessoais e que a comunicação seja feita de igual para igual, utilize isso a seu favor.

Participe em conversas de potenciais clientes e de especialistas na sua área de atuação. Assim conseguirá aumentar a interação com os utilizadores e a visibilidade da sua página.

9.Publique nos horários com maior interação

Tal como as outras redes sociais, o Twitter também tem um horário onde o seu público-alvo estará mais ativo.

Eventualmente, pode ir testando publicar em diferentes horários para perceber qual funciona melhor .

10.Utilize a Inbox do Twitter para servir de apoio aos seus clientes

Ao contrário do que acontece no feed, a caixa de mensagens do Twitter não tem limite de caracteres. Assim, pode utilizá-la para prestar apoio aos seus clientes e para aumentar a interação com os mesmos.

Anunciar no Twitter

Recorrer aos anúncios no Twitter pode ser uma excelente opção para as marcas se destacarem e conseguirem manter os seus tweets ativos por mais tempo.

anunciar Twitter

Voltando às estatísticas iniciais, recorde-se que 69% dos utilizadores que viu um anúncio nesta rede social afirma ter comprado a essa marca. Assim sendo, tem aqui uma excelente oportunidade para impactar o seu público e consequentemente aumentar as suas vendas.

Formato de anúncios no Twitter

O Twitter disponibiliza 3 diferentes formatos de anúncios e em todos eles faz questão de mostrar ao utilizador que aquele conteúdo é pago.

Assuntos promovidos

É promovido um hashtag que fica com destaque nos trending topics.

Os utilizadores podem interagir com o anúncio e utilizarem os hashtags promovidos.

Este formato é ideal para gerar engagement, conseguir leads, promover uma ação e aumentar a visibilidade da marca.

Contas promovidas

A conta promovida aparece para os utilizadores com interesses relacionados com o perfil da marca.

Esta campanha é utilizada principalmente para conseguir mais seguidores, divulgar a marca e aumentar o tráfego do website.

 Tweets promovidos

Para além de serem mostrados aos seguidores, os tweets são também apresentados a outros utilizadores com interesses comuns.

Este tipo de anúncios permite a mesma interação que um tweet normal e são ótimos para aumentar o alcance e a visibilidade da marca.

Dicas:

1.Defina um orçamento mediante os seus objetivos

No Twitter só paga pelos objetivos alcançados. Ou seja, se o seu objetivo é alcançar novos seguidores só vai pagar pelo número de seguidores alcançados.

Objetivos Twitter

2.Segmente os anúncios por perfis e por palavras-chave

Define o tipo de audiência que quer impactar e quais os principais tópicos que vão ter destaque nos seus anúncios.

3.Avalie os resultados

Através do Twitter Analytics consegue ter acesso a métricas de desempenho de anúncios e de rastreamento de conversões. Estas métricas vão ser importantes para perceber o comportamento dos seus anúncios.

Pronto para utilizar o Twitter?

Agora que já sabe todas as mais valias que o Twitter pode trazer para o seu negócio é altura de começar a utilizá-lo na sua estratégia digital.

Não tem tempo para estar sempre a publicar nesta rede social? Pode agendar todos os seus tweets no Swonkie, garantindo assim que está sempre presente nesta rede social e que não perde terreno para a sua concorrência.

Experimentar Swonkie