2021 obrigou-nos a aguentar mais 12 meses deste novo normal que é viver numa situação pandémica, que tem afetado tudo e todos, de diversas maneiras.

O facto das pessoas passarem mais tempo em casa levou a um crescimento astronómico (já esperado) do número de utilizadores ativos nas redes sociais. Todos procuramos manter o contacto com os seus mais próximos, e as redes sociais foram as ferramentas que tornaram essa aproximação possível.

Com esta adesão às redes nunca antes vista, as plataformas tiveram um ano em cheio, de muito trabalho e constante procura pela inovação, para que conseguissem reter o máximo número dos novos utilizadores que se juntaram na pandemia.

Mas quais foram as novas funcionalidades implementadas pelas principais redes sociais, para manterem os seus utilizadores cada vez mais ativos? Contamos-lhe tudo neste resumo cronológico.

Facebook

Março

  • Programa Level Up no Facebook Gaming –  A secção focada nas livestreams de jogos, uma alternativa à Twitch, anunciou um novo programa de parceria com os criadores de conteúdo que transmitem os seus jogos no Facebook. O Level Up é então uma oportunidade para, quem aderir, conseguir desbloquear funcionalidades e monetizar o seu fluxo de videojogos.
  • Subscrições de fãs – Esta funcionalidade uniformiza a divulgação, o consumo de conteúdos, a comunidade e os pagamentos numa única plataforma, de forma a oferecer aos criadores de conteúdo e aos seus verdadeiros fãs uma oportunidade de se conectarem de uma maneira mais próxima, sem filtros e formarem comunidades que verdadeiramente se interessam por um assunto ou por alguém, ao estilo do Patreon.

Maio

  • Maior customização no Facebook Messenger – Em maio foram introduzidas na plataforma de chat do Facebook, o Messenger, novas formas de as pessoas se expressarem e personalizarem as suas experiências, através de novos temas para mudar o look das janelas de chat. 

Julho

  • Novas funcionalidades para o e-commerce – A meio do ano o Facebook anunciou novas funcionalidades para as lojas presentes na plataforma, como a possibilidade dos seus produtos aparecerem simultaneamente na aba de shopping do Facebook e Instagram, uma maior personalização das publicidades para os clientes e a testagem de funcionalidades de realidade aumentada (AR), de forma a oferecer uma experiência imersiva aos consumidores de produtos de beleza.
  • Live Audio Rooms – também neste mês, o Facebook responde ao fenómeno do Clubhouse, e lança o Live Audio Rooms primeiramente em exclusivo para os EUA e apenas para iOS. Um conceito onde o áudio e podcasts é o núcleo central e cada vez mais é o conteúdo preferido dos utilizadores.

Agosto

  • Pedido de Oração – uma nova funcionalidade que para muitos se demonstrou útil para transmitirem a sua fé online e para outros nem tanto. Apesar das diversas críticas e opiniões, em grupos do Facebook é possível pedir aos outros membros uma oração ou reza para, por exemplo, uma futura entrevista de emprego, um exame, ou por estarem a passar por um momento menos bom.

Novembro

  • O Facebook agora é Meta – No final deste ano, o CEO Mark Zuckerberg apresentou a Meta, a nova empresa que substitui o nome anterior “Facebook, Inc”, que é agora a empresa mãe de todas as apps e tecnologias detidas anteriormente, como o Instagram e Whatsapp. O principal objetivo do Meta, e o que deu mais que falar, é tornar o metaverse uma realidade, ajudando as pessoas a se conectarem, encontrarem comunidades e expandir negócios.

Dezembro

  • Chat ao vivo para alguns problemas de conta – o Facebook lançou um chat ao vivo para ajudar utilizadores que tenham sido bloqueados das suas contas. Para já o chat ao vivo apenas ajuda com este problema.
  • Facebook anuncia Modo Profissional para criadores de conteúdo – este novo Modo Profissional vai possibilitar oportunidades adicionais de monetização aos influenciadores bem como informações mais detalhadas.

Youtube

Agosto

  • Premium Lite – Em agosto de 2021 o Youtube implementou a versão beta de uma nova forma da subscrição premium, permitindo oferecer na mesma uma experiência “ad-free” aos utilizadores, mas de uma forma mais acessível. Com uma mensalidade de €6,99, a versão beta desta subscrição está apenas disponível em alguns países da europa.

Outubro

  • O fim do Youtube Rewind – O clássico vídeo anual produzido pela própria plataforma que reunia os melhores momentos do ano, tendências e os maiores youtubers, não vai ser mais criado. O Youtube anunciou a notícia no passado mês de outubro, e as péssimas performances e feedback do público dos projetos realizados nos últimos anos, estão certamente conectados a este desfecho.
  • Nova funcionalidade de áudio para tornar conteúdo mais acessível – Também em outubro, o Youtube anunciou a capacidade dos criadores ativarem uma funcionalidade de legendas automáticas geradas em livestreams, de forma a auxiliar utilizadores com deficiências visuais.

Dezembro

  • Coleções de inscrições – o Youtube lançou o recurso “Coleções”. O YouTube cria automaticamente uma coleção de favoritos, adicionando alguns canais com base no histórico de exibição do utilizador. Os utilizadores também podem criar as suas próprias coleções.

Instagram

Março

  • Live Rooms – Com o lançamento do Live Rooms em março, o Instagram passou a permitir aos utilizadores realizarem diretos com a participação de até 4 pessoas ao mesmo tempo, uma funcionalidade já muito esperada, especialmente pelos influenciadores da plataforma.
  • Lançamento da app Lite em mais de 170 países – Também em março o Instagram anunciou o lançamento de uma versão da app mais leve para países e utilizadores de zonas mais rurais. Nestes locais, o acesso a conexões e tarifários de internet são mais básicos, bem como os próprios dispositivos que são utilizados. O objetivo desta funcionalidade é dar a possibilidade a toda a gente de ter uma experiência rápida e de boa qualidade, independentemente do smartphone que usam e da conexão a que têm acesso.

Abril

  • Reels Remix – Esta é funcionalidade semelhante ao que o TikTok já oferecia, em abril. O Instagram passou então a permitir aos utilizadores “reciclarem” conteúdo de outros reels, e criarem um novo a partir deles, como uma reação ou resposta, por exemplo.
  • Funcionalidade contra o discurso de ódio – Nesse mesmo mês, a plataforma introduziu nas definições de privacidade da app a possibilidade de ativação de um filtro que deteta automaticamente conteúdo abusivo nas mensagens diretas, seja através de palavras, frases ou emojis.

Maio

  • Secção de pronomes no perfil – Agora é possível os utilizadores definirem os seus pronomes de género no seu perfil, podendo atualizá-los livremente quando quiserem.
  • Nova capacidade da versão Web – Em desktop passou também a ser possível publicar conteúdo no feed do Instagram.

Junho

  • Número de likes agora é opção – após o período (polémico) em que os likes desapareceram de repente das publicações dos utilizadores, agora a plataforma permite aos usuários fazerem a opção quer para o seu perfil inteiro, ou para apenas certos posts.
  • Mensagens temporárias – Esta mudança permite que as mensagens do chat, ao arrastar para cima, sejam temporárias. Assim, desaparecem quando volta ao modo normal novamente.  

Julho

  • Publicidade nos Reels – A resposta do Instagram ao TikTok, o Reels, passou em julho a ser integrada por publicidades em full screen, orientação vertical e até 30 segundos.
  • Tradução automática de texto nos Stories – Em julho o Instagram lançou a tradução automática de mais de 90 idiomas nas stories. A atualização facilita a interação entre os utilizadores de diferentes países. 
  • Reels com 60 segundos – Também em julho, o Reels passou a ter uma duração de até 1 minuto. Atualmente, o Reels ajuda na interação de conteúdos uma vez que chega a perfis que não o seguem. 

Agosto

  • Medidas de proteção para menores -Em agosto algumas medidas adicionais foram adicionadas à rede social, direcionadas aos utilizadores com 16 anos ou menos. Os perfis dos mais novos são agora automaticamente definidos para privado, de forma a evitar contactos indesejados, seja através de comentários ou mensagens.
  • Controlo de conteúdo sensível – De forma a fornecer uma experiência ainda mais personalizada, o Instagram introduziu esta nova funcionalidade. Muito conteúdo pode não estar a quebrar as regras impostas pela rede social, mas para algumas pessoas pode ainda ser perturbador. Assim, as pessoas têm um maior controlo do que querem ver mais, ou menos.

Setembro

  • Implementação de publicidade na IG Shop – Em setembro, a plataforma anunciou que estava a realizar testes com alguns revendedores, ao incorporarem publicidade na experiência de compras fornecida pela aba do IG Shop na app.

Outubro

  • Add Yours – O sticker Add Yours é uma atualização criada para, mais uma vez, promover a interação entre utilizadores. Este sticker permite aos utilizadores partilharem Stories relacionados com o conteúdo e indica todos os utilizadores que partilharam Stories dentro desse sticker.
  • Post colaborativo – O post colaborativo permite que ambos os criadores de conteúdo recebam a mesma interação no post partilhado. Através desta colaboração os perfis podem alcançar mais pessoas e a interação aumenta. 

Novembro

  • Links nas stories para todos – Com o fim do gesto “swipe up” no Instagram, esta funcionalidade de promover conteúdo externo à rede social estava restrito apenas para perfis com 10.000 seguidores ou mais. Agora a possibilidade de partilhar links é possível através de um sticker próprio, disponível para todas as conats.

Dezembro

  • O Instagram adicionou a opção de responder a comentários com vídeos Reels – O formato Reels do Instagram aproxima-se cada vez mais à app concorrente, TikTok. Desta vez a plataforma lançou a opção de responder a comentários com vídeos de Reels (tal como no TikTok).

TikTok

Fevereiro

  • Relatório de Transparência – De forma a gerar uma maior confiança com os utilizadores, marcas e até sócios da empresa, o TikTok em fevereiro publicou o seu quarto relatório de transparência global de 2020, onde disponibiliza informação acerca do volume e natureza dos conteúdos que foram removidos devido à violação das diretrizes da comunidade, e muito mais.

Setembro

  • Realidade Virtual no TikTok – Em setembro, a empresa-mãe do TikTok, a ByteDance, adquiriu uma outra empresa, a Pico. Esta empresa é a terceira maior produtora de headsets e equipamentos de realidade virtual no mundo. Este negócio significa que a empresa chinesa poderá ter planos no futuro para estas tecnologias emergentes.

Novembro

  • CommunityToks – Já no fim do ano, a plataforma anunciou os “CommunityToks”, dizendo que o seu principal foco é demonstrar que o TikTok consegue agregar uma maior participação do público, independentemente do nicho de mercado que se esteja a promover. Com isto, a plataforma expõe que qualquer empresa, em qualquer setor, conseguirá maximizar os seus esforços de branding, graças às diversas comunidades que o TikTok permite desenvolver.

Twitter

Março

  • Fim das imagens recortadas – Em março deste ano o Twitter começou a testar uma funcionalidade já há muito esperada e pretendida pelos utilizadores. Para alguns utilizadores beta incluídos num teste, as imagens incluídas nos tweets já não estariam a ser recortadas automaticamente nas especificações clássicas da plataforma.
  • Twitter Spaces – Também nesse mês foram lançados os Spaces, salas de áudio onde o host e participantes utilizam como um espaço para comunicar, estilo podcast, entrando na tendência iniciada pelo Clubhouse.

Junho

  • Partilha de tweets nas stories – Em junho alguns testes foram iniciados apenas em iOS, onde a partilha direta de tweets para as stories do Instagram torniu-se mais fácil e rápida.

Agosto

  • Adeus Fleets – Numa tentativa falhada de tentar implementar uma funcionalidade semelhante aos stories do Instagram, o Twitter finalmente descontinuou os Fleets no início do mês de agosto. Foi uma funcionalidade que nunca ganhou adesão e simplesmente não resultava.
  • Co-hosts nos Spaces – Ainda nesse mês foi adicionada a possibilidade dos criadores de um space terem co-apresentadores, para que estes ajudassem na gestão do Space, como convidar mais participantes, remover outros, afixar tweets, gerir pedidos, etc.

Setembro

  • Shop Module – Também ainda em fase de teste, o Twitter lançou uma funcionalidade para que, em certos perfis de marcas e lojas, fosse possível visualizar no topo da página alguns produtos em carrossel. Ao clicar num produto de interesse, um browser in-app é aberto, tornando a experiência sempre centralizada no Twitter.

Novembro

  • Remoção do refresh automático – Em novembro o Twitter decidiu remover a funcionalidade automática em que o feed atualizava os tweets, por vezes sem o utilizador querer, perdendo os tweets que estava a ler. Agora no topo da página é dada a oportunidade de o próprio utilizador recarregar manualmente e ver que novos tweets foram publicados.

Dezembro

  • Twitter lança legenda automática para vídeos na rede social – O Twitter lançou em Dezembro legendas geradas automaticamente para vídeos publicados diretamente na plataforma, com base no reconhecimento de voz.

2021 foi um ano de inovação, estamos ansiosos por ver o que estas plataformas têm reservado para 2022.

O Swonkie também inovou este ano, quer conhecer algumas das nossa atualizações em 2021? Descubra as mais recentes no nosso artigo “4 Novas Atualizações do Swonkie em Dezembro