É certo que nos últimos tempos os vídeos têm conquistado cada vez espaço e fãs nas redes sociais. Mas, depois do Instagram anunciar que esta rede social passará a privilegiar ainda mais este conteúdo, o vídeo terá sem dúvida um destaque ainda maior nas redes sociais.

Assim, torna-se indispensável para todas as marcas produzirem conteúdos em vídeo e, sobretudo, saberem como produzir bons conteúdos em vídeo.

E sabemos que quando falamos de vídeos existem várias questões que surgem sobre a gravação dos mesmos.

Neste artigo, respondemos a 7 das questões mais comuns sobre a gravação de vídeos para as redes sociais e ainda lhe deixamos uma dica extra.

1. Vídeos na horizontal ou na vertical?

A verdade é que a publicação do seu vídeo na horizontal ou na vertical depende da rede social onde vai publicar o mesmo.

No entanto, se quiser publicar o mesmo vídeo em diferentes redes sociais, o ideal é gravar o mesmo na horizontal. Desta forma vai conseguir adaptar o seu vídeo para diferentes formatos, sem que a qualidade do mesmo ou a imagem sejam penalizadas.

Recomendação de tamanho

  • Vertical – 1080 x 1920
  • Horizontal – 1920 x 1080
  • Quadrado – 1080 x 1080

Dica: ao gravar vídeos para o TikTok ou o Reels tenha sempre em atenção que tudo que fique próximo das margens superior e inferior não será visualizado no feed do Instagram. Assim, o ideal é utilizar as medidas do feed e colocar os conteúdo principal dentro dessas medidas.

2. Como conseguir um bom enquadramento?

Um mau enquadramento pode ser o suficiente para arruinar todo o seu vídeo.

Para o ajudar no enquadramento do seu vídeo pode ativar a função “grelha” ou as “guias”, que vão dividir o seu ecrã em 6 partes diferentes para o ajudar a enquadrar todo o cenário da melhor forma.

Assim, no enquadramento dos seus vídeos deve garantir que:

  • a pessoa que vai falar está no centro e com a cabeça acima da linha central, para que a mesma não fique cortada ou mais abaixo do que é suposto;
  • as mãos são visíveis, já que estas são um elemento importante na forma como comunicamos e na mensagem que passamos para os utilizadores;
  • o cenário é equilibrado, não havendo demasiado assimetria entre o lado esquerdo e o direito;
  • não existem elementos que retenham demasiado a atenção do utilizador e façam o mesmo não se concentrar na mensagem principal.

3. Posso gravar vídeos com a câmara do smartphone?

Caso não queira ou não possa investir numa câmara profissional, não desespere.

A maioria dos smartphones possuí câmaras boas o suficiente para fazer os seus vídeos para as redes sociais. No entanto, existem alguns cuidados que deve ter ao gravar os seus vídeos através do smartphone:

  • Limpe muito bem a lente antes de começar a gravar para que nada interfira com a imagem;
  • Estabilize o aparelho com a ajuda de um tripé;
  • Garanta que nada interfere com o áudio e que o som ficará gravado com a melhor qualidade possível;
  • Coloque o telemóvel em modo voo durante as gravações para que nada interrompa as mesmas.

4. E se investir numa câmara? Qual devo comprar?

A compra de uma câmara deve ser um investimento de longo prazo, já que uma boa câmara pode durar anos. Assim, dependendo do investimento que esteja disposto a fazer, existem vários requisitos que deve ter em atenção na altura da compra.

câmara para vídeo

O ideal antes da compra, é analisar as várias opções no mercado que estão dentro do seu orçamento e ver várias reviews sobre as mesmas, para perceber qual é a melhor opção.

Durante as reviews perceba se a câmara:

  • Permite modo manual de vídeo;
  • Tem entrada para microfone;
  • Permite gravação a 4k;
  • Permite que altere a lente;
  • Pode estar ligada à corrente, não havendo risco de ficar sem bateria durante as gravações;
  • Tem estabilização interna;
  • Integra saída HDMI;
  • Não tem queixas de sobreaquecimento;
  • Não tem limites de gravação.

A câmara que comprar não tem obrigatoriamente de cumprir todos estes requisitos, pode selecionar os que farão mais diferença nos conteúdos que vai criar e comprar uma que cumpra apenas esses.

5. Preciso de uma boa iluminação?

Sim, precisa mesmo de uma boa iluminação para conseguir bons vídeos. Aliás, é provável que grave um melhor vídeo com uma câmara de baixa qualidade e com ótima iluminação, do que com uma excelente câmara mas com uma má iluminação.

E a luz que utiliza nos seus vídeos não tem sempre de ser artificial, pode recorrer à luz natural. Embora esta não seja uma luz constante, na gravação de pequenos vídeos possivelmente isso não será um problema.

No entanto, se quiser optar por uma luz artificial, não ficando assim dependente da luz natural, existem diversas opções no mercado.

Ring Light

A ring light é um acessório circular com luzes LED ou lâmpadas e que se tornou muito popular nos últimos meses, graças à divulgação do mesmo por influencers e youtubers.

A ring light ajuda a melhorar a iluminação dos vídeos, incidindo principalmente na cara da pessoa que está a gravar e existe em diversos tamanhos e a preços bastante acessíveis.

Embora, a utilização desta luz ajude a melhorar a iluminação do vídeo não é a opção perfeita para quem quer gravar vídeos profissionais já que a luz incide muito sobre o rosto da pessoa, mas pouco no restante cenário.

ring light para vídeos

Ainda assim, para gravar lives ou vídeos para as stories esta pode ser uma opção económica e prática, já que é uma luz fácil de transportar.

Sun Gun

Estas luzes são mais caras do que as ring light, mas têm um poder de iluminação muito maior, tendo uma luz bastante intensa capaz de iluminar todo o seu cenário.

Softbox

A softbox é uma luz suave e uniforme, capaz de transmitir a sensação de uma luz natural e consegue ainda reduzir as sombras.

As luzes softbox têm a vantagem de trazerem um tripé incluído, não sendo necessário fazer mais esse investimento.

6. Devo investir num microfone?

Para gravar um vídeo para as stories ou mesmo para fazer um live no seu Instagram, o microfone do smartphone ou do próprio computador pode ser o suficiente.

No entanto, um microfone vai ajudar a melhorar o som dos seus vídeos e tornar os mesmos ainda mais profissionais. E para este efeito basta que utilize um microfone de lapela.

Este microfone tem a vantagem de ser pequeno e de estar sempre perto da boca, sendo possível manter sempre o som ao mesmo nível, mesmo que se movimente.

microfone pequeno

E não tenha medo de assumir o microfone. Tentar esconder o mesmo com acessórios ou debaixo da roupa vai interferir com a qualidade do seu som e não quer nada que isso aconteça, não é verdade?

7. Quais são as melhores ferramentas para editar os meus vídeos?

Depois de gravar os seus vídeos, o processo que se segue é muito importante: a edição.

E não, não precisa de ser um profissional de edição de vídeo para conseguir editar os seus vídeos e criar diferentes efeitos e animações. Existem imensas ferramentas que o vão ajudar nesse processo, desde as mais simples, às que requerem algum conhecimento de design.

Conheça 3 das ferramentas mais utilizadas para edição de vídeo.

Adobe Premiere Pro

O Adobe Premiere Pro é das ferramentas de edição de vídeos mais utilizadas por profissionais e é das melhores opções para quem tem Windows.

Esta ferramenta requer alguma prática, mas vale a pena investir tempo a dominar a mesma, já que permite trabalhar o áudio do seu vídeo e a imagem de forma a criar o conteúdo perfeito.

Para criar vídeos que requerem uma grande qualidade, como por exemplo, vídeos de campanhas de lançamento de produtos ou vídeos para o canal do Youtube deve ponderar a utilização desta ferramenta.

Final Cut Pro X

Se trabalha com um Mac o Final Cut Pro X pode ser uma ótima ajuda na edição dos seus vídeos.

Tal como o Adobe Premiere Pro esta ferramenta permite que trabalhe o áudio e a imagem dos seus vídeos vídeos e oferece imensas ferramentas e opções de edição.

Uma das mais valias desta ferramenta é o seu programa de colorização, que permite que trabalhe com cores de várias fontes e mantenha a uniformidade no vídeo.

DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve apresenta uma grande vantagem em relação às duas ferramentas acima mencionadas – é gratuito.

E mesmo sendo gratuito é um editor de vídeo muito poderoso que apresenta todas as opções que precisa para criar os seus vídeos para as redes sociais.

Por isso, se quer uma boa ferramenta de edição de vídeo sem ter de investir na mesma, esta é a solução.

Não descuide o roteiro do seu vídeo

Agora que já sabe como gravar os vídeos, quais os acessórios que precisa e as ferramentas para editar o mesmo, existe um elemento que não pode descuidar para conseguir gravar bons vídeos: o roteiro.

Defina sempre o seu roteiro antes de começar a gravar, para perceber quais os acessórios que vai precisar e saber todos os temas que tem de abordar durante o mesmo.

E para otimizar tempo na publicação dos seus vídeos e na análise do desempenho dos mesmos utilize o Swonkie.

Com a ajuda da nossa plataforma pode agendar os seus vídeos para as redes sociais e garantir que saem sempre no dia e na hora que pretende e, posteriormente, pode perceber como os seus seguidores reagiram aos mesmos através dos nossos relatórios. Experimente grátis durante 14 dias.