Se trabalha com marketing digital, certamente o termo landing page ou página de captura é-lhe familiar. Mas, sabe como deve criar estas páginas para garantir que as mesmas cumprem o seu objtetivo- a conversão?

Para que crie landing pages eficazes e que convertam, vamos dar-lhe a conhecer 11 dicas que tem de pôr em prática na construção das suas páginas de captura.

O que é uma landing page?

As landing pages, também conhecidas como páginas destino ou páginas de captura, são páginas criadas com o de objetivo de gerar conversões. Essa conversão pode ser a conquista de uma lead, através da captura de dados contacto, ou uma venda.

A utilização de landing pages em marketing digital é muito comum e pode ser enquadrada em diferentes estratégias.

Por exemplo, pode produzir um e-book e entregar o mesmo através de uma landing page. Com a mesma irá conseguir a captura de contactos de potenciais clientes para a sua empresa. Pode também utilizar uma landing para a divulgação de um evento e levar a audiência a inscrever-se no mesmo.

Mas, como deve ser construída uma landing page que garanta conversões?

1. Não podem existir pontos de fuga

As suas landing pages não podem ter nenhum ponto de fuga. Isto é significa não pode colocar nenhum link nas suas landing pages. Mesmo que seja um link para o seu website não o pode fazer.

Se colocar um link na landing page vai reencaminhar o utilizador para fora da mesma e é bem provável que o mesmo não volte para realizar a conversão.

2. Informação mais importante no início

A informação mais importante deve ser colocada no início da landing page, mais concretamente acima da dobra. Sem fazer scroll o utilizador deve perceber qual é o benefício que a sua marca está a oferecer.

Sendo assim, para conseguir reter a atenção do utilizador no início da landing page é importante que tenha atenção aos seguintes fatores:

  • Título: 8 em cada 10 pessoas que vão entrar na sua landing page só vão ler o título, como tal, este tem de ser forte e claro o suficiente para reter os utilizadores;
  • Benefício: qual é o benefício que o utilizador vai ter ao realizar a ação que a sua marca pretende? Vai receber um e-book que o ajudará a resolver um problema? Vai comprar um produto que irá suprimir uma necessidade? É importante que o benefício seja colocado no início da landing page e de forma explícita;
  • Formulário de captura: tem obrigatoriamente de colocar um formulário de captura antes da dobra da landing page. Se só colocar um formulário no final da página, é provável que a maioria dos utilizadores não chegue lá.
  • CTA: ainda antes da dobra deve ser colocado uma chamada para a ação clara e com sentido de urgência, para levar o utilizador a realizar a mesma. Utilizar palavras como “agora”, “última oportunidade” ou “grátis” irá impulsionar essa mesma ação.

3.Pouco texto, claro e simples

Uma landing page deve conter só o texto necessário, textos longos não vão reter os utilizadores.

Foque-se na dor da sua persona e na solução que tem para lhe oferecer e transmita isso através de um texto curto, claro e simples. O conteúdo de uma landing page deve ser de rápido consumo, por isso não deve utilizar copies longos.

4.Escolha uma boa imagem

Também a imagem que vai utilizar na sua landing page terá um papel fundamental na captação de leads. O ideal é utilizar um imagem da sua autoria, que transmita a essência da sua marca e que vá de encontro à oferta que o utilizador encontra naquela página.

5. Só deve existir uma ação

Cada landing page deve ter um único objetivo, como tal o utilizador só deve poder realizar uma ação. Ou seja, não pode, por exemplo, criar uma landing page para oferecer um e-book e querer utilizar a mesma para vender um produto.

Por cada landing page apenas haverá uma ação a realizar e deve focar-se nessa mesma ação para conseguir que a sua audiência alvo a realize.

6. Prova Social

É importante que coloque uma prova social na sua landing page, a mesma ajudará a transmitir confiança e credibilidade. Mostrar aos seus potenciais clientes que existem pessoas que confiam nos seus produtos vai incentivar à conversão.

Como prova social pode utilizar, por exemplo, testemunhos de clientes, número de vendas que já efetuou ou marcas que confiam na sua empresa.

7. Coloque a ação do lado do utilizador

Os botões de chamada para a ação são obrigatórios em qualquer landing page e idealmente devem ser utilizados colocando a ação do lado do utilizador.

Assim sendo, em vez de colocar “registe-se agora” opte por colocar “quero registar-me agora”. No primeiro caso, o utilizador sente que lhe está a dar uma ordem, mas no segundo já é ele que decide realizar a ação, o que aumenta a probabilidade de conversão.

8.Não peça mais dados do que aqueles que precisa

Se para atingir o seu objetivo só precisa do nome e do e-mail dos seus potenciais clientes, porque haverá de pedir o número de telemóvel ou a morada? Quantos mais dados pede, maior é a probabilidade de não conseguir obter os mesmos.

Como tal, limite-se a colocar no formulário os dados que realmente precisa de obter das suas leads. Não coloque nem mais, nem menos do que os dados necessários.

9. Tenha atenção ao mobile

Quando criar o design da sua landing page nunca se esqueça que o mesmo deve ser responsivo em mobile.

Muitas vezes o que funciona no ecrã de um computador, pode não funcionar no ecrã de um smartphone. Possivelmente, a maioria do tráfego que vai chegar à sua landing page será através do mobile, sendo indispensável garantir ao utilizador uma boa experiência neste formato.

10. Realize testes A/B

Os testes A/B consistem na criação de duas versões das landing pages, onde altera alguns elementos. O objetivo é perceber qual das duas páginas resulta melhor e tem maior nível de conversão.

Poderá alterar a cor do botão de chamada para a ação, o copy do botão, o título ou até mesmo a imagem da landing page.

Não crie nunca duas páginas distintas, faça apenas pequenas alterações e no final compare os resultados.

11. Nutra as suas leads

O seu objetivo com a criação da landing page é captar leads? E depois de captar essas leads, já sabe como as vai nutrir?

Grande parte das pessoas que se vão inscrever na sua landing page não estarão prontas para comprar os seus produtos ou serviços. Sendo assim, precisa de criar um funil de nutrição para essas leads e ir nutrindo as mesmas de conteúdo para as preparar para a compra.

O ideal será utilizar plataformas de e-mail marketing que permitem automatizar o processo de nutrição das suas leads.

Ferramentas para criação de landing pages

Agora que já conhece as 11 dicas essenciais para criar uma landing page de sucesso, precisa de saber que ferramentas pode utilizar para a criação das mesmas.

Deixamos-lhe uma lista com as 6 ferramentas que pode utilizar para a construção de landing pages.

  • Clickfunnels;
  • Unbounce;
  • Swipe Pages;
  • Whispond;
  • MailChimp;
  • GetResponse.

Já sabe qual é o objetivo da sua próxima landing page?

Agora que já conhece as dicas e as ferramentas para criar landing pages, está na altura de perceber de que forma pode utilizar estas páginas para capturar leads para o seu negócio ou vender os seus produtos.

Saiba ainda que as pessoas terão sempre mais facilidade em deixar os seus dados quando lhe oferece algo em troca. Portanto, se pretende iniciar-se na criação de landing pages para captura de leads crie algo de valor para oferecer em troca, como um e-book ou uma masterclass.

E nunca se esqueça, faça quantos testes forem precisos até conseguir criar a landing page que garanta as conversões que pretende.

.