Há quem afirme, que é só uma questão de tempo até ao email marketing desaparecer. Com a constante evolução da tecnologia, há quem acredite que não tarda o email será substituído e a sua utilização será muito limitada.

Mas, a verdade é que o email marketing tem ganho cada vez mais importância nas estratégias de marketing digital. Esta forma de comunicação é das que permite estabelecer uma relação mais próxima com os consumidores.

Cada vez é mais importante estabelecer relações de confiança e oferecer conteúdo para conquistar os clientes, portanto o email não pode, nem vai desaparecer.

O que é o email marketing?

O email marketing pode ser definido como uma forma de comunicar com o seu público através do email. Para tal, são utilizadas plataformas de email marketing ou plataformas de automação de marketing, como é o caso da E-Goi.

Através do email é possível oferecer conteúdo ao seu público-alvo em diversas ocasiões. Pode utilizar o email marketing, por exemplo, para comunicar: ofertas e promoções, novos lançamentos, melhorias ao seu serviço, confirmar um registo e/ou uma compra, partilhar uma newsletter ou alertar para um artigo novo no blog.

email marketing

Importância na estratégia de marketing digital

Atualmente, só é possível enviar emails a quem, de facto, os quer receber. Assim, os seus potenciais clientes ou os seus leitores têm de lhe fornecer os dados para receber as suas campanhas de email marketing.

Ora, em marketing digital este fator é incrível e porquê? Porque ao fornecer-lhe os dados a pessoa está a dizer-lhe que quer saber mais do seu produto/ serviço, que se interessa pelo que tem para lhe oferecer. Assim sendo, ao utilizar o email na sua estratégia tem a garantia que está a comunicar para quem de facto quer saber o que tem para dizer.

Contudo, a dificuldade no email marketing prende-se em perceber que toda a comunicação tem de ser contextualizada e individualizada. Lembre-se que comunicar através do email é como comunicar de “um para um”, e é importante que quem recebe os seus emails sinta isto. Só assim será possível estabelecer relações próximas e de confiança com o seu público.

Desta forma, é importante segmentar todas as suas campanhas de email e perceber que, independentemente, do tamanho da sua lista de contactos não pode enviar o mesmo conteúdo para todos eles. Mesmo que só venda um produto/serviço, os seus potenciais consumidores estão em pontos diferentes da jornada do cliente, e é importante que a sua comunicação vá ao encontro de cada uma das fases.

Portanto, já percebeu que o email marketing não só está vivo como confere várias vantagens para a sua empresa. Se ainda não usa o email na sua estratégia digital é melhor apressar-se.

Garantia de tráfego orgânico

Através de uma estratégia de email marketing consegue atrair tráfego orgânico. É cada vez mais difícil conseguir este tráfego nas redes sociais mas, através do email pode consegui-lo.

Esta estratégia garante-lhe ainda uma taxa de conversão superior à de qualquer campanha das redes sociais. Isto deve-se sobretudo à relação de proximidade que permite e também à possibilidade segmentação das campanhas de email.

Maior interação

Como já percebeu comunicar por email marketing é comunicar com alguém que está disponível para ouvir o que tem para lhe dizer. Assim, comunicar na altura certa, e sempre que achar que tem conteúdo relevante para os seus consumidores, permite aumentar a interação da marca com os mesmos.

anunciar com o email

Entrega de conteúdo útil

Não, comunicar através do email não é enviar publicidade e folhetos promocionais para os seus contactos. Comunicar por email é exatamente o contrário disso. Ou seja, é enviar conteúdo útil para o leitor, conteúdo que o consiga educar e elucidar sobre o tema da área em que a sua empresa atua.

A título de exemplo, se a sua empresa se dedica a produzir produtos biológicos, é importante oferecer conteúdos sobre as vantagens e a importância de consumir esses produtos. Dessa forma, educa os seus potenciais clientes sobre o tema em questão.

Sem dúvida que se oferecer conteúdo que informe e ensine os seus potenciais clientes estes ficarão muito mais preparados para comprar o que tem para lhes oferecer. Ao mesmo tempo, com mais facilidade, percebem que têm uma necessidade que pode ser resolvida através do seu negócio.

Oferecer conteúdo a quem o quer receber

Através do email marketing pode oferecer conteúdos exclusivos a clientes que pretendam receber esses mesmos conteúdos.

Por exemplo, a subscrição de uma newsletter ou o download de um E-book, onde todo o conteúdo será oferecido a quem se inscrever para o receber, é uma mais valia para estabelecer relações de confiança com o seu público-alvo.

Pode até mesmo oferecer conteúdo especializado, que o permitirá ser visto como uma autoridade na sua área.

Conseguir efetuar a venda

O ponto alto de qualquer estratégia é sempre conseguir fechar a venda. O email também deve ser utilizado com esta finalidade, mas com precaução.

Assim sendo, não é boa ideia encher a caixa de email das suas leads com catálogos de produtos.

É possível enviar emails apenas com o objetivo de vender, mas tendo sempre em conta que, anteriormente, as suas leads já foram nutridas e já estão prontas para comprar os seus produtos.

Caso não tenha cuidado ao enviar conteúdos com apelo direto à venda, corre o risco de ir parar à caixa de spam dos seus potenciais clientes, ou mesmo de ver as suas subscrições serem canceladas.

Cuidados a ter numa estratégia de email marketing

Para conseguir que a sua estratégia de email marketing tenha sucesso existem alguns pontos que precisa de ter atenção.

Segmentar o seu público: esta segmentação pode ser feita por exemplo, em interesses, idade, género ou idiomas. O importante é perceber que as suas leads não são todas iguais, e que não pode enviar massivamente o mesmo conteúdo para todas elas.

Oferecer conteúdo adequado a cada etapa do funil de vendas: na sua lista de leads irão existir pessoas em diferentes etapas do funil de vendas. Assim sendo, tem de ter conteúdo preparado e adequado para cada uma dessas etapas, garantindo que não salta etapas do funil, e não tenta vender produtos a leads que acabaram de estabelecer o primeiro contacto com a sua marca.

funil de marketing

Incluir textos nos seus emails: o conteúdo de um email não pode ser uma única imagem. É importante incluir texto nos seus emails, sendo que o texto é o que informará o leitor sobre o tema em questão.

Realizar testes A/B:a realização destes testes é fundamental na realização das suas campanhas. Pode mudar o título ou o conteúdo do seu email, por exemplo, uma cor na imagem ou no CTA, para perceber o que resulta melhor e qual impacta mais o seu público-alvo.

Gerir a campanha: é importante acompanhar as métricas das suas campanhas de email. Para tal, precisa de ter, antecipadamente, definidos os objetivos da campanha e quais as métricas mais importantes para perceber o sucesso da mesma. Acompanhar a performance das suas campanhas permite-lhe perceber o que está a correr bem mas, acima de tudo, perceber o que está a falhar e ajustar a sua estratégia atempadamente.

O email não vai desaparecer

Com toda a certeza, o email marketing está presente no seu dia-a-dia, tal como está no dos seus clientes.

Muitas das operações que realizamos online têm o email incluído na sua estratégia, como é o caso de inscrever-se num curso online ou realizar uma compra num e-Commerce.

experimentar o Swonkie

Assim sendo, não perca mais tempo e inclua o email marketing na sua estratégia digital. Certamente, os resultados serão animadores.