A entrada num novo ano suscita sempre o interesse nas novas tendências que vão marcar os vários mercados a nível mundial. No mundo do marketing digital uma das tendências para este novo ano é o uso de vídeo nas redes sociais. 📹

Todos os profissionais de marketing sabem que (bom) conteúdo é rei, quer seja no marketing ou mesmo nos mercados audiovisuais. De acordo com a Bloomberg Intelligence, as maiores plataformas de streaming têm no seu orçamento valores na ordem dos mil milhões para a produção de conteúdo, sendo que a Netflix lidera o grupo com um investimento de $18,5 mil milhões. Isto vem provar que, realmente, conteúdo em vídeo será uma das grandes apostas das empresas em 2020.

video nas redes sociais
Conteúdos em vídeo serão uma das grandes tendências para as redes sociais em 2020

Esta tendência, e a forma como ela se irá manifestar nos seus diversos formatos, vai ao encontro às novas expectativas dos usuários das redes sociais, que cada vez esperam mais conteúdo visual de fácil compreensão, dinâmico e sempre atualizado. 

Se ainda não sabe como implementar conteúdos em vídeo na sua estratégia de marketing digital, vamos contar-lhe as 4 tendências deste formato para as redes sociais em 2020. Comece já a planear!

Anúncios em Vídeo para Redes Sociais

Não foi só no conteúdo orgânico que o formato de vídeo veio para ficar: também os anúncios e posts patrocinados vão começar a adquirir cada vez mais este formato e é fácil de perceber o porquê.

Conteúdos em vídeo criam níveis de engagement mais elevados em detrimento de imagens, atraindo mais audiência e gerando mais leads. Assim, se pretende atingir e captar a atenção de mais público com os seus anúncios, já sabe: está na altura de começar a patrocinar vídeos!

Live Stream

Sabia que vídeos em Live Stream produzem 3x mais engagement do que o vídeos normais? Sim, leu bem: 3x mais

Este tipo de conteúdo é uma das grandes tendências de vídeo para as redes sociais em 2020. Plataformas como o Facebook, Instagram, Youtube e mais recentemente o Linkedin já possuem a sua própria ferramenta de Live Stream e as marcas agradecem! 

Um dos motivos para que os utilizadores gostem de assistir a vídeos em direto prende-se com a maior aproximação à marca. Vídeos em Live Stream são mais espontâneos, dinâmicos e não exigem edição, o que os torna mais naturais e sem filtros aos olhos do público. Perguntas e respostas e alguns sneak peeks de bastidores são duas boas opções para quem pretende aventurar-se no mundo dos Lives! 😊

live stream para redes sociais
Vídeos em Live Stream geram 3x mais engagement que vídeos normais.
Fonte: SEO10 Projetos Digitais

Tik Tok

Se é profissional de marketing tem 99% de probabilidades de já ter ouvido este nome. A aplicação de vídeo teve o seu boom em 2019, ultrapassando o Instagram e Snapchat no número de downloads, e espera-se que continue a crescer em 2020.

Se faz parte dos 1% que não faz ideia do que é o Tik Tok, esta aplicação é uma rede social permite aos seus utilizadores a criação, edição e partilha de vídeos de curta duração. Devido ao seu conteúdo divertido e dinâmico, tornou-se uma plataforma de sucesso nas camadas mais jovens, sendo essencial para marcas que pretendem atingir este público-alvo. 

Storytelling em Stories de Instagram

As stories de Instagram já se tornaram uma necessidade em qualquer estratégia de marketing digital. Com conteúdos dinâmicos e altas taxas de engagement e visualização, permitem aos utilizadores fazer e responder a perguntas, partilhar conteúdo mais espontâneo e imediato e até criar animações e montagens divertidas com stickers e GIFs. É fácil de perceber o seu apelo.

No entanto, a palavra de ordem no mundo das stories para 2020 vai ser o storytelling. Vídeos com sequências lógicas e em que figuram pessoas são os preferidos dos utilizadores por criarem uma ligação mais pessoal com quem publica a story, quer seja influenciador ou marca.

Filmar e publicar stories com um encadeamento lógico, interessante e divertido nem sempre é fácil, principalmente para quem tem um dia agitado. Uma solução para este problema é a utilização de uma plataforma de gestão de redes sociais, como por exemplo o Swonkie.

Experimente o Swonkie grátis e agende vídeos para redes sociais

O Swonkie permite-lhe agendar e personalizar as suas stories de forma rápida e fácil, para que consiga criar o melhor storytelling possível na sua conta de Instagram!

Agora que sabe quais as tendências de vídeo que vão marcar as redes sociais para 2020 pode já começar a inovar a sua própria estratégia de marketing! Está na hora de dar uso à câmara de filmar. 😉