SEO, certamente já ouviu esta palavra. Embora seja um dos termos mais comuns em marketing digital é também dos que gera mais controvérsia.

No entanto, saber o que é o SEO e de que forma o pode utilizar é fundamental para garantir a indexação do seu site/ blog na primeira página dos motores de pesquisa.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimizacion) quando traduzido para português significa otimização para motores de pesquisa.

O objetivo do SEO é então, ajudar a otimizar o seu site/blog e as páginas dos mesmos para aparecerem na primeira página dos motores de pesquisa, como é o caso do Google.

Os motores de pesquisa funcionam através de um algoritmo. Assim, é de acordo com esse mesmo algoritmo, que tem por base a matemática e a estatística, que o conteúdo é classificado como mais ou menos relevante.

Dessa forma, os conteúdos serão sempre posicionados nos motores de pesquisa tendo em conta a sua relevância.

Esta relevância é influenciada pela estrutura e arquitetura do website e também por fatores que influenciam diretamente o ranking do seu site e das suas páginas.

Search Engine Optimization- SEO.

Porque deve utilizar técnicas de SEO?

Ao ter um site ou um blog o ideal é garantir que este aparece na primeira posição do motor de pesquisa. Avisamos já que esta tarefa não é nada fácil e exige muito trabalho e conhecimentos de SEO.

Segundo a Advance Web Ranking uma página indexada na 1ª posição do Google consegue uma garantia de 32,12% de tráfego orgânico, na 2ª posição o número desce para 12, 38%, na 3ª para 6,62% e quanto mais se aproxima do fim da primeira página, menores são as suas hipóteses de garantir tráfego gratuito para o seu site ou blog

Contudo, existem duas formas distintas de conseguir estar presente nas primeiras posições do motor de busca:

1.Links patrocinados: os links patrocinados permitem-lhe aparecer no topo da primeira página dos motores de pesquisa, mas de forma paga. Ou seja, através de campanhas no Google Adword pode indexar o seu site na primeira página.

2.SEO: através do SEO consegue a indexação de forma totalmente gratuita. Todo o tráfego que irá conseguir através desta técnica será orgânico.

Então, porque precisa do SEO? Para garantir que consegue indexar o seu site no primeiro lugar dos motores de pesquisa e atrair assim tráfego completamente gratuito.

Ao conseguir atrair mais tráfego, certamente, conseguirá gerar mais leads e consequentemente mais  clientes. Ou seja, de uma forma totalmente gratuita consegue aumentar o rendimento do seu negócio.

Ao conseguir atrair mais tráfego, certamente, conseguirá gerar mais leads que podem se tornarem seus clientes. Ou seja, de uma forma totalmente gratuita consegue aumentar o rendimento do seu negócio.

Googlebot

O motor de pesquisa mais utilizado é o Google. Logo, a utilização das técnicas SEO servirá para indexar o seu site ou blog nas primeiras posições do Google.

O Googlebot representa um conjunto de vários robots que avaliam a qualidade do seu conteúdo, os seus links, as suas imagens, enfim analisam tudo que pode influenciar a relevância do seu conteúdo.

Mas, os robots não vão ler o seu conteúdo. Eles vão é através das fórmulas do algoritmo perceber se a forma como o seu conteúdo está produzido, estruturado e hierarquizado pode ser relevante para os utilizadores.

Para tal, existem regras de SEO on-page e off-page que o ajudam a que o seu site seja entendido como relevante para o Googlebot.

SEO ON-PAGE

O SEO on-page, tal como o nome indica, está relacionado à otimização dentro do seu site e das páginas do mesmo.

Aqui, tem influência toda a estrutura e hierarquia do seu site e a forma como produz o conteúdo. Desta forma, o algoritmo vai estabelecer o quão relevante será o seu conteúdo para quem faz uma pesquisa relacionada com aquele tema.

SEO ON-PAGE

1. Título das páginas

Cada página do seu site tem de ter um título próprio. Este fator é dos mais relevantes para o Google, porque indica-lhe do que se trata o seu artigo.

Tem de utilizar a palavra-chave do seu artigo no título da página e colocá-la sempre que possível no começo do mesmo.

O título deve estar identificado como H1 e não deve conter mais de 70 caracteres.

Deve ainda criar títulos chamativos e que clarifiquem o assunto que será abordado no mesmo.

2. Meta descrição

A meta descrição é a informação que o leitor terá sobre o que vai encontrar na sua página.

Deve então ser um resumo do seu artigo, despertar o interesse do leitor e levá-lo a abrir o mesmo. O ideal é não ultrapassar os 160 caracteres.

É importante utilizar a sua palavra-chave na meta descrição, não só para elucidar o leitor mas também para informar, mais uma vez, o Google do tema do seu artigo.

3.URL

Também o seu URL deve conter a palavra-chave do artigo para estar otimizado para o motor de pesquisa.

No entanto, deve ser o mais curto e objetivo possível e ter as palavras separadas por hífen. Nunca utilize símbolos, números ou maiúsculas na definição do endereço da sua página.

4. Imagens

Existem 4 fatores que deve ter em atenção quando coloca uma imagem no seu site: o nome do ficheiro, o título, o texto alternativo e o tamanho.

O nome no qual tem a sua imagem guardada deve ser utilizado para mais uma vez reforçar o conteúdo principal do seu artigo. Utilize a palavra-chave ou sinónimos no nome com que guarda as suas imagens

O título é importante para dar a conhecer ao motor de pesquisa qual é o assunto que aquela imagem retrata, e se está dentro do contexto do tema abordado.

O texto alternativo foi pensado para pessoas invisuais, logo deve ser suficientemente descritivo, garantindo que quando é lido pela função de voz do Google dê a entender ao recetor o contexto da imagem.

Pode aproveitar quer o título, quer o texto alternativo para utilizar novamente a sua palavra-chave, desde que faça sentido no contexto da imagem e para quem vai receber a mensagem.

O tamanho das suas imagens influencia a velocidade de carregamento das suas páginas. Quanto mais rápido for o seu site maior probabilidade tem de ficar bem classificado no Google.

Assim, sendo utilize imagens compactadas, no formato JPG e otimizadas para web para garantir a velocidade de carregamento das suas páginas.

5.Headings

As headings ou tags de cabeçalho são fundamentais para dar a entender ao algoritmo de que forma o seu conteúdo está organizado e quais são as secções mais importantes do seu artigo.

Só deve utilizar um único H1, sendo que este é o título. Depois disso deve dividir os seus subtítulos em H2, H3 dependo da ordem de relevância.

Utilize sempre que possível a palavra-chave no título e em pelo menos um dos subtítulos H2. Deve ter múltiplos H2 e H3, estabelecendo sempre prioridades de acordo com o que quer que seja considerado mais importante.

6.Palavra-Chave

Sim, de facto é muito importante mencionar várias vezes a sua palavra-chave ao longo do artigo, mas atenção. Utilizar a palavra-chave em demasia pode ser prejudicial para o seu site.

O Google quando percebe que uma determinada palavra é repetida demasiadas vezes, entende que aquele conteúdo está a tentar manipular o algoritmo e pode penalizar o seu site.

Assim, deve utilizar a sua palavra-chave de forma moderada e recorrer a sinónimos da mesma que também são uma vantagem no processo de SEO.

Dessa forma, nunca utilize a palavra-chave em mais de 2% do seu artigo.

7.Estrutura do conteúdo

Como o algoritmo não lê texto, precisa de ter o seu conteúdo estruturado de maneira a que o Google entenda que o mesmo poderá ser relevante para o leitor.

Dessa forma, siga algumas regras para que o seu conteúdo faça sentido:

  • Artigos longos tendem a ficar melhor classificados no Google. O mínimo é de 900 palavras mas utilizar escrever artigos entre 1500 a 5000 aumentam a probabilidade de indexação nos primeiros lugares;
  • Divida o seu conteúdo em pequenos blocos de texto, utilizando para isso os subtítulos;
  • Destaque conteúdo ao longo do seu texto. Pode fazê-lo colocando partes do texto a negrito, itálico ou sublinhado;
  • Complete os seus artigos com imagens e/ou vídeos;
  • Utilize links internos e links externos;
  • Lembre-se que muito do conteúdo é consumido em mobile, como tal, garanta que o seu conteúdo está adaptado a este formato.

8. Velocidade do site

Tenha atenção à velocidade de carregamento do seu site. O tempo que uma página demora a abrir é um fator relevante para o algoritmo do Google. Garante que as suas páginas não demoram mais de 5 segundos a serem carregadas.

Dica: utilize ferramentas no seu site que o podem ajudar a perceber a otimização dos seus conteúdos. Pode utilizar, por exemplo, o Yoast SEO que lhe dá uma ótima análise do seu conteúdo.

SEO OFF-PAGE

O SEO off-page diz respeito a todas as estratégias que ocorrem fora do seu site e que não consegue influenciar diretamente.

O SEO off-page pode chegar a ser responsável por mais de 50% da indexação do seu site no motor de pesquisa. Nesta fase, o Google quer perceber como o seu site se relaciona com outras páginas e que tipo de interações recebe dos seus utilizadores.

Como tal, não tendo influencia direta pode indiretamente ajudar a melhor o SEO off-page do seu site.

1.Link building

O link building é muito importante para a classificação do seu site no Google.

Conseguir construir uma rede de links permite-lhe reforçar a autoridade do seu domínio e assim somar pontos para subir de posição.

Desta forma, é importante quer os links que chegam de outros sites, quer a rede de links entre as suas próprias páginas.

Links internos

Os links internos servem para informar o Google sobre a relevância de umas páginas em relação às outras. Ou seja, quantos mais ligações tiver para uma determinada página, mais importância o algoritmo dará àquela página em detrimento de outras.

Deve então estabelecer quais páginas são mais relevantes no seu site para poder criar uma rede interna de partilha de links. É importante não deixar páginas isoladas porque vão ser entendidas pelo algoritmo como páginas sem relevância.

SEO OFF-PAGE

Links externos

Os links de outros para o seu site podem ser entendidos como reconhecimento do mesmo.

Ora, se existem outros sites a direcionarem para o seu, significa para o motor de pesquisa, que o seu site tem conteúdo útil e relevante. Quando melhor classificados estiverem os outros sites melhor ainda será a pontuação que ganhará com isso.

Os links externos permitem ainda, conquistar autoridade do domínio do seu site, que também é muito importante no processo de SEO.

Conteúdo útil

A melhor forma para conseguir links externos para o seu site é mesmo garantir que o seu conteúdo é importante para a sua audiência.

Como tal, defina uma estratégia de criação de conteúdo que lhe permite atrair seguidores. Dessa forma, garante que a sua audiência se interessa pelo seu conteúdo, interage e partilha o mesmo.

Guest blogging

Pode também recorrer ao guest blogging, convidando figuras reconhecidas na sua área para escreverem para o seu blog. Assim, existirá a partilha desse conteúdo no site e nas páginas sociais dessas pessoas, o que garantirá a criação de links externos para o seu site.

2. Redes sociais

Os sinais sociais são cada vez mais importantes para o algoritmo do Google. Toda a interação que é criada nas redes sociais e que esteja diretamente ligada ao seu site, tem influência na sua classificação no motor de pesquisa.

As menções de uma marca nas redes sociais, também são entendidas como links externos pelo algoritmo. Por isso, deve mesmo reforçar a sua notoriedade social para garantir uma melhor indexação do seu site no Google.

Partilha nas redes sociais

Para conseguir tirar o máximo de proveito das redes sociais, partilhe os conteúdos do seu site e do seu blog nas mesmas.

Utilize diferentes estratégias para o fazer, de maneira a garantir que consegue envolver os seus seguidores e levá-los a interagir e a partilharem os seus conteúdos.

Botão de partilha

Garanta, que disponibiliza no seu site e no seu blog um botão, que permite que o conteúdo do mesmo seja partilhado de uma forma fácil pelos seus seguidores.

TRABALHE O SEO DO SEU SITE

Já sabe então, que é fundamental trabalhar o SEO on page e off page do seu site, para garantir uma boa classificação no motor de pesquisa.

Mas, deve saber também que este é um processo contínuo e demorado. Não irá ver resultados de um momento para o outro.

Experimentar Swonkie

No entanto, seguindo todas as dicas que lhe deixamos, a longo prazo verá o resultado de seguir todas as técnicas SEO. E já sabe que quanto melhor for a sua classificação nos motores de pesquisa, mais facilmente o seu site será encontrado pelos seus potenciais clientes.