Estamos quase no final de 2020 e é já altura de perceber quais são as principais tendências das redes sociais para 2021.

Depois de 2020 ter obrigado muitas empresas a utilizarem as redes sociais como nunca antes o tinham feito, em 2021 muitas dessas empresas vão continuar, certamente, a fazê-lo, aproveitando a obrigatoriedade de digitalização que a pandemia lhes trouxe.

O próximo ano será marcada pelo aumento da interação entre as marcas e os consumidores nas redes sociais e formatos que aumentem essa interação serão mais valorizados do que nunca.

Conheça agora algumas das principais tendências que consideramos que vão ganhar mais destaque em 2021.

AS STORIES SERÃO FUNDAMENTAIS

Este formato de conteúdo é muito popular no Instagram, mas tem-se estendido a praticamente todas as redes sociais.

E em 2021 as stories não vão perder a sua eficácia, pelo contrário. As stories serão cada vez mais importantes para as marcas interagirem com os seus seguidores e reforçarem relacionamentos.

Além das stories serem cada vez mais apreciadas pelos utilizadores das redes sociais, permitem às empresas produzirem conteúdo rápido, que não precisa de um design trabalhado e que permite comunicar com os seus seguidores, sendo por isso um formato com diversas vantagens.

Por isso, em 2021 publique stories todos os dias e aproveite todas as funcionalidades que as mesmas disponibilizam. Veja o nosso artigo Como Utilizar as Stories do Instagram Para Fidelizar Seguidores para descobrir como pode aproveitar todas as vantagens deste formato de conteúdo.

OS MICRO INFLUENCIADORES GANHAM MAIS PROTAGONISMO

O marketing de influência não será uma novidade em 2021. A novidade será o protagonismo que os micro influenciadores vão alcançar.

As marcas têm percebido que trabalhar com grandes influenciadores garante um maior alcance e visibilidade, mas não garante uma interação eficiente com os mesmos.

Os micro influenciadores estão mais próximos dos seus seguidores, a interação entre os mesmos é maior e por isso os seus seguidores de micro influenciadores dão mais importância às suas recomendações.

Os micro influenciadores tendem também a concentrar-se num nicho específico, atraindo público com interesses comuns. Desta forma, as marcas saberão que ao trabalharem com determinado micro influenciador vão conseguir impactar a audiência pretendida.

AS LIVES SÃO PARA MANTER

Com a pandemia, em 2020 houve uma crescente de lives. Todos os dias era possível assistir a centenas de lives dos mais variados temas e das mais variadas áreas.

Em 2021 esta tendência é para manter. As lives são incríveis quer para atrair seguidores, quer para fortalecer a relação com os atuais. Com este formato os utilizadores conseguem conhecer melhor as marcas, colocarem dúvidas e deixarem comentários em tempo real.

Se não se sente muito à vontade para falar para a câmara, convide pessoas de referência da sua área que já têm experiência em fazer diretos. Fazer lives com convidados é também uma excelente forma para atrair a audiência dos mesmos para as suas redes sociais.

O UCG VAI SER VALIOSO

O conteúdo gerado pelos utilizadores vai ser valioso para as marcas em 2021.

Os consumidores estão cada vez mais críticos e mais exigentes, por isso pouco lhes importa o que as marcas dizem de si mesmas. Porém, o que os outros consumidores dizem tem muita importância.

UCG

A tendência para os utilizadores procurarem na internet por críticas e reviews de outros consumidores antes de comprarem um produto ou utilizarem um serviço será ainda maior em 2021.

Contudo, qual é a melhor forma de conseguir que os utilizadores gerem bons conteúdos sobre a sua marca? É dando o melhor de si, tendo o melhor produto, o melhor atendimento e o melhor suporte para os seus clientes. Clientes satisfeitos vão partilhar conteúdos sobre a sua marca e nunca existirá melhor publicidade do que essa.

Depois só precisa de partilhar esses conteúdos nas suas redes sociais.

O CONSUMO DE VÍDEOS VAI AUMENTAR

O consumo de vídeos tem vindo a crescer nos últimos anos e esta tendência tende a manter-se. Do mesmo modo, prevê-se que redes sociais que dão destaque a conteúdos em vídeo também mantenham o seu crescimento, como é o caso do Youtube, do TikTok e do Instragam.

Portanto, já sabe em 2021 vai ter de gravar muitos vídeos, sejam eles mais curtos ou mais longos, o importantes é que sejam criativos e que tenham conteúdo relevante para o seu público.

AS REDES SOCIAIS SERÃO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS PARA VENDER

As redes sociais tendo vindo a inovar e a tornar cada vez mais fácil a venda através das mesmas. Exemplo disso, é a última atualização do Instagram onde as lojas do Instagram Shopping ganham destaque.

Estas inovações vieram simplificar todo o processo de compra e permitir que os utilizadores possam concluir a compra dos produtos sem precisarem de ir para o e-commerce da marca.

O Instagram permite também que influenciadores identifiquem os produtos das marcas nas suas publicações e direcionem os seus seguidores para o Instagram Shopping da marca.

Portanto, em 2021 as marcas têm de aproveitar ao máximo todas as potencialidades que as redes sociais têm para venderem os seus produtos.

A HUMANIZAÇÃO CONTINUA A SER ESSENCIAL

Embora estejamos a falar de redes sociais e do universo digital, em 2021 continuará a ser fundamental as empresas não se esquecerem que precisam de ter processos humanizados, para conseguirem conquistar a confiança dos seus seguidores.

Os consumidores precisam de sentir que as marcas se preocupam com eles e com a sua opinião e precisam de conhecer a essência das marcas para se identificarem com as mesmas.

Com consumidores cada vez mais exigentes e com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental humanizar a sua marca. Seja no atendimento do cliente, seja através da partilha da sua história ou partilhando a sua equipa com os seus seguidores, o importante é fazê-lo.

Preparado para seguir todas as tendências das redes sociais para 2021? Nós vamos continuar cá para o ajudar na gestão das suas redes sociais.

experimentar-swonkie-gratis-1-2