A interação social migrou para o mundo social. Seja através de Redes Sociais ou Blog, estes canais de comunicação e marketing expandem-se a cada dia.
Existe assim uma necessidade emergente das empresas em se adaptarem ao meio digital. Na criação de um plano de Marketing Digital que lhes permita a conexão com o seu público-alvo.
Qualquer que seja o canal, a prioridade é trabalhar na entrega de conteúdo relevante que esteja construído com uma linguagem ideal para o público-alvo. Esta é uma estratégia de Inbound Marketing ou de marketing de conteúdo, e faz toda a diferença no momento de criação da relação com o utilizador ou rede de clientes.
Blogs
Os Blogs nasceram da necessidade das pessoas em partilhar e ser ouvidas. Atualmente, são espaços em que as marcas publicam conteúdo de forma regular, para que as pessoas interessadas possam aceder ao mesmo quando quiserem.
São ferramentas pessoais ou de cada empresa ou marca. Não dependem do tráfego pago ou de outras restrições impostas pelas redes sociais como o nível de alcance de seguidores, dimensão e contam com informações muito mais abrangentes que estas.
Além disso, permitem ainda uma diversidade de formatos, como textos, imagens, vídeos, podcasts, infográficos em simultaneo e que podem ser descarregados.
Os blogs de marca são assim uma parte integrante da estratégia de Inbound Marketing e são uma ferramenta muito poderosa para abordar potenciais clientes. Eles são um meio próprio das marcas, onde estas podem estar constantemente a disponibilizar conteúdo novo, atualizado, relevante e que pode ser partilhado.
O Blog é uma das formas utilizadas pelas marcas para criar notoriedade e afirmação relativamente à sua área de atuação. Contribuindo para criação de uma maior credibilidade, mostrando-se especialista no assunto. Esta é também uma forma de ajudar a construir a imagem de uma marca, dentro e fora de sua comunidade de utilizadores.
Afinal, quanto melhor a conexão e confiança existente entre o utilizador e a marca, maior a chance de que este se converta em cliente.
Mas existe um conceito fundamental a ter em conta ao construir um Blog!
O SEO é fundamental para que o conteúdo publicado possa ser mais facilmente encontrado nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa como o Google. Esta é a forma de ampliar de forma orgânica o alcance dos nossos conteúdos de blog e, consequentemente, a presença digital de uma marca.
Existem diversas ferramentas que podem auxiliar na construção de conteúdo mais eficaz ao nível do SEO. Um exemplo é o Swonkie que possui uma área própria para edição, análise de SEO e publicação directa de conteúdos para Blogs.
Este é um exemplo da avaliação do título deste artigo de blog:
As redes sociais
As Redes Sociais podem ser vistas como comunidades que consomem conteúdo atual e cativante. A maior vantagem, em relação aos blogs, é a facilidade de partilha rápida de conteúdos e que facilmente pode gerar engagement, likes, comentários ou partilhas. O imediatismo com o qual a informação pode ser disseminada é desafiante e arriscada. Isto obriga as marcas a um cuidado especial na criação de conteúdos de qualidade, que devem ao mesmo tempo ser criativos, naturais. Acima de tudo que consigam transmitir algo rápido em muito pouco tempo.
A vantagem das redes sociais para as empresas está na grande possibilidade de alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo. Na criação de uma comunidade com a qual elas possam interagir em tempo real.
As redes sociais são um canal de atração de visitas para os websites. São um meio de conseguir tráfego que posteriormente pode ser trabalhado com estratégias de conversão, transformando visitas em contactos e posteriormente contactos em clientes.
Mas não só! As redes sociais são também canais de atendimento ao cliente e pós-venda. Permitem manter um contacto em real time com o cliente ou potencial cliente e assim oferecer um serviço de qualidade.
Blog vs Redes Socias? Qual é melhor?
Depende.
Blogs e Redes Sociais não competem entre si. Pelo contrário, eles complementam-se na disseminação de conteúdos e criação de engagement.
Os Blogs permitem-nos oferecer conteúdos mais completos, interessantes e relevantes aos clientes. São também uma fonte de tráfego para o website, através de CTA’s (Call To Actions) dispersos pelo Blog. Podemos também adicionar ícones ao nosso blog para que o leitor siga as contas de Redes Sociais. A o mesmo tempo, convidá-los a partilhar o conteúdo.
As Redes Sociais permitem ás marcas ser mais naturais, mais humanizadas e chegar aos clientes mais rapidamente. São uma forma de ouvir opiniões e perceber necessidades.
O ideal é apostar em conteúdo que seja interessante o suficiente para que seja partilhável, nas Redes Sociais ou no Blog. Dessa forma, é possível obter a conexão perfeita entre informações de qualidade e interação com seu público promovendo a difusão do mesmo.
A presença on-line deve ter em conta três pressupostos:
- Atualização: conteúdo atual é um conteúdo de com maior interesse;
- Concorrência: conhecer a nossa concorrência nunca deve ser esquecido na estratégia de uma marca.
- Público: podemos ter o conteúdo mais espetacular do mundo! Mas se este não for o mais indicado para o nosso público então de nada nos serve.
Para isso, é sempre importante contar com ferramentas que nos ajudem a estar presentes nos canais digitais. Descubra mais com o Swonkie – Plataforma de Gestão de Redes Sociais.