Se tem um restaurante, certamente esta altura está a ser difícil para si. No entanto, o marketing digital pode ser seu aliado neste mometo.

A pandemia que a todos tem assustado nos últimos meses tem vindo a provocar especiais dificuldades ao setor da restauração, que tem sido obrigado a adaptar-se e a inovar.

Nesta adaptação existem estratégias de marketing digital que pode utilizar para estar mais pertos dos seus clientes e para conseguir atrair os mesmos para o seu negócio.

Neste momento, é importante apresentar não só os pratos que confeciona, mas também passar confiança e fazer os clientes sentirem seguros no seu restaurante.

E mesmo que agora seja difícil conquistar clientes, pode ir alimentando e fortalecendo a relação com os mesmos para, que no futuro, estes se lembrem de si e o visitem.

COMO UTILIZAR DIFERENTES CANAIS NA SUA ESTRATÉGIA

São vários os canais que pode utilizar na estratégia de marketing digital do seu restaurante.

Cada um deles tem as suas particularidades, mas o ideal é conseguir uma estratégia multicanal, onde todos eles se ligam entre si e lhe garantem uma estratégia eficaz.

Marketing digital no restaurante

No entanto, pode escolher 1 ou 2 canais para começar e posteriormente ir incluindo todos os outros na sua estratégia.

Google My Business

É fundamental ter uma conta para o seu restaurante no Google My Business.

Esta rede social permite-lhe aparecer de forma gratuita nas pesquisas do Google e do Google Maps.

Assim, quando alguém pesquisa por um restaurante na sua área de localização, existe uma probabilidade do seu negócio aparecer. Utilizar esta rede social, irá colocá-lo em vantagem em relação aos seus concorrentes.

No artigo Google My Business- Descubra As Vantagens, pode aprender a criar uma conta nesta rede social e perceber como a mesma vai ser importante para o seu negócio.

Site

Ter um site pode ser uma excelente ajuda para o seu negócio e mais ainda se incluir um blog no mesmo. Deve garantir que o seu site transmite a essência da sua marca e que é funcional em mobile.

Perceba que conteúdos pode publicar no seu site:

Fotos dos seus pratos

Os olhos também comem, não é verdade? Como tal, publique fotografias dos seus pratos no seu site. Certifique-se que estas são de excelente qualidade e que transmitem a essência do seu restaurante.

Utilize os seus melhores pratos e tira as melhores fotos para ter um site apelativo e que deixe com “água na boca” quem o visitar.

Menu

Ter o menu do seu restaurante disponível no seu site, é uma excelente forma de informar os seus potenciais clientes do que vão poder encontrar no mesmo.

Os seus clientes vão ficar bastante satisfeitos por previamente terem acesso ao menu e poderem decidir o que querem comer mesmo antes de chegarem ao restaurante.

Numa altura em que o takeaway é o que permite a sobrevivência de muitos restaurantes, pode partilhar diariamente no seu site os pratos do dia e como os clientes podem fazer para encomendarem as refeições.

No caso de fazer entregas ao domicilio esclareça também dúvidas que possam surgir aos consumidores, como por exemplo a rota de entrega ou o pagamento de taxa de entrega.

Artigos

Publicar artigos no seu site pode ajudá-lo muito a melhorar o seu SEO local e aumentar assim a probabilidade de aparecer no motor de pesquisa.

Pode ter um blog no seu site exclusivamente dedicado à partilha de artigos sobre gastronomia e até mesmo partilhar dicas e receitas com os seus leitores.

Pode também aproveitar o blog para contar ao seu público como foi a adaptação da sua empresa à pandemia. Ao contar a sua história irá criar empatia e transmitir confiança aos seus consumidores.

Reservas online

Estando o seu restaurante com limitações no número de clientes, é importante dar aos clientes a hipótese de fazerem reservas online.

Desta forma irá evitar aglomerados e garantir que os seus clientes não precisam de ficar à espera de mesa, correndo o risco de os mesmos irem a outro local.

Redes sociais

As redes sociais são um excelente meio para interagir com os seus consumidores.

O ideal é ter uma presença ativa nas mesmas e utilizá-las para divulgar as novidades da sua marca e manter a interação com os seus consumidores.

Tenha sempre a sua localização e os seus contactos atualizados nas mesmas. Com tantas mudanças nos horários, é importante manter os seus clientes atualizados sobre os mesmos.

Fotos cuidadas

Partilhar fotos dos seus pratos nas redes sociais é uma boa maneira de cativar os seus seguidores. No entanto, partilhe fotos de boa qualidade e que retratem a real essência dos seus pratos.

Afinal, os olhos também comem não é verdade? Por isso garanta que conquista os seus clientes através das fotos que publica e que cria o desejo de visitarem o seu restaurante.

Pode também partilhar fotos dos pratos que são entregues para takeaway, e no caso, de alguma comida precisar de um cuidado extra quando é entregue pode utilizar as redes sociais para explicar isso aos seus seguidores.

Stories

O formato de stories ou histórias é já comum a praticamente todas as redes sociais. Este conteúdo por ser de rápido consumo, é muito apreciado pelos utilizadores das mesmas.

Como tal, tire partido deste formato. Partilhe diariamente os pratos que tem disponíveis, os horários de funcionamento e como os clientes podem fazer encomendas.

Permita ainda que os clientes coloquem questões através da caixa de perguntas das histórias e perceba o que os clientes querem saber neste momento sobre o seu restaurante.

As perguntas podem ser ótimas para entender se os clientes se sentem confortáveis em frequentar restaurantes. Caso perceba que existe objeções pode ainda esclarecê-las através das redes sociais ou de artigos no seu blog.

UCG

O conteúdo gerado pelos seus clientes deve ser aproveitado ao máximo. Principalmente agora que é importante as pessoas perceberem que existe quem confie no seu restaurante para também elas sentirem confiança em frequentá-lo.

UCG gerado no restaurante

Assim, quando os seus clientes partilharem fotos do seu restaurante e dos seus pratos partilhe também esse conteúdo nas suas páginas sociais.

A partilha feita pelos seus clientes será muito valorizada pelos visitantes das suas redes sociais.

E é sabido que toda a gente adora partilhar fotos de comida. Afinal as nossas redes sociais são constantemente inundadas com fotos deste tipo.

Interação

Interagir com os seus seguidores nas redes sociais é fundamental. Nunca deixe perguntas, nem mensagens por responder.

No caso dos mesmos partilharem fotos do seu restaurante, tente sempre agradecer a visita e a partilha.

Manter uma relação próxima com os seus clientes é crucial para que os mesmos voltem ao seu restaurante no futuro.

Passatempos

Como forma de divulgar a sua empresa, pode utilizar as redes sociais para criar um passatempo.

Passatempos no restaurante

Pode , por exemplo, oferecer um desconto ou uma refeição a um dos seguidores que identifique outras pessoas na sua publicação.

Desta forma, conseguirá aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos seguidores para a mesma.

O DIGITAL NÃO É A SOLUÇÃO MAS PODE AJUDAR

Sabemos que o marketing digital não será a solução para os problemas que muitos restaurantes enfrentam nesta altura.

Contudo, poderá ser uma grande ajuda a divulgar o seu negócio nesta fase e acima de tudo a manter uma relação próxima com os seus clientes.

Por isso, comece a implementar estratégias digitais no seu negócio e vá percebendo como a sua audiência reage às mesmas e quais os conteúdos que têm mais sucesso.

Experimentar swonkie