Se trabalha com Marketing Digital, certamente está familiarizado com o termo Call to Action. Mas sabia que várias empresas não tem um único Call to Action no seu site ou no seu blog?

A correta utilização deste elemento é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia digital e não utilizar um CTA ou utilizá-lo da forma errada pode levar à perda de muitos clientes.

Mas, não se preocupe. Neste artigo, vai descobrir como deve utilizar eficazmente um CTA e garantir a conquista de clientes para o seu negócio.

O que é um Call to Action?

Call to Action é um termo muito utilizado por profissionais de Marketing Digital. Em português este termo significa uma chamada para a ação e essa chamada deve ser o fator que desperta a ação do utilizador.

A chamada para a ação pode ser um elemento visual ou escrito, por exemplo, um link ou um botão que leve o utilizar a realizar a ação pretendida.

O CTA pode então ser visto como um elo de ligação, como a ponte entre o utilizador e a ação.

O Call to Action deve ser utilizado em todos os conteúdos que exijam uma tomada da ação por parte do utilizador. Seja nas publicações das redes sociais, nos artigo no seu blog, nos e-mails, nas landing pages ou no seu site, deve sempre colocar um CTA.

Porque é que é importante utilizar um CTA?

Porque as pessoas precisam que lhes indica o caminho que devem seguir. O Call to Action é o guia da ação da sua audiência.

É através da chamada para a ação que o utilizador sabe se deve clicar num botão, preencher um formulário ou clicar num link, por exemplo. Quando coloca um Call to Action está ajudar o utilizador a saber que caminho deve seguir, está a “facilitar-lhe a vida”. O utilizador agradece e a sua marca também.

O Call to Action deve então ser utilizado para indicar um caminho ao utilizador, garantindo que este não fica “perdido”, que não abandona o seu conteúdo sem realizar uma ação e que a ação realizada é a que a sua marca pretende.

Como utilizar corretamente um Call to Action?

1. O método AIDA

Já ouviu falar no método AIDA? Este método deve ser utilizado na criação de todos os seus conteúdos, quer sejam visuais ou textuais e representa a forma como o utilizador é conquistado através do seu conteúdo.

Call to action utilizado no método AIDA
  • Atenção: este é o momento em que o utilizador tem um primeiro contacto com o seu conteúdo e que tem de aproveitar para chamar a atenção do mesmo, tocando na dor da sua persona.
  • Interesse: depois de conquistar a atenção do utilizador deve alimentar o interesse no seu conteúdo ou na sua oferta, abordando pontos relevantes do tema em questão e garantindo que o utilizador continua a consumir aquele conteúdo;
  • Desejo: depois de conseguir que o utilizador se interesse pelo seu conteúdo, é altura de despertar o desejo, preparando o utilizador para a próxima fase;
  • Ação: depois de conseguir reter o utilizar até aqui, este é o momento crucial. É neste momento que o utilizador decide ou não se realize a ação e é aqui que tem de utilizar um Call to Action. Se o utilizador chegar aqui para não tiver nada que indique que ação deve realizar, provavelmente não irá realizar nenhuma ação.

Assim sendo, a chamada para a ação deve ser enquadrada, seguindo uma estrutura lógica. Não pode simplesmente utilizar um CTA sem antes preparar o utilizador para realizar a ação.

2. Proposta de valor e sentido de urgência

Qualquer call-to-action deve ser poderoso e criar urgência no utilizador. A sua persona tem de perceber de exatamente qual é a solução que está a oferecer, qual é o problema que o seu produto/serviço resolve.

É muito importante que consiga criar o sentido de urgência nos utilizadores, para eles não pensarem em “voltar mais tarde”. A decisão de realizar a ação deve ser tomada no momento.

Para isso pode utilizar nas suas chamadas para a ação algumas das power words mais conhecidas, como “novo”, “grátis”, “agora”, “última oportunidade”.

A utilização de números também vai ajudar a que os utilizadores cliquem nos seus CTA`s, porque oferece a noção exata do que vão conquistar. Assim, um CTA que indique ” Quero receber agora 10% de desconto”, garante ao utilizador que são os 10% de desconto que este vai ganhar ao realizar a ação.

call to action

3. Seja simples e direto

Ao utilizar um call to action, não complique. Seja simples, direto e não utilize palavras que os utilizadores podem ter dificuldades em perceber.

Quanto mais simples e direto for o seu CTA, mais facilmente as pessoas vão compreender o mesmo e vão realizar a ação.

4. A ação do lado do utilizador

Uma premissa básica para garantir que os seus CTA`s resultam, é lembrar-se sempre que ninguém gosta de receber ordens.

Logo, coloque sempre a ação do lado do utilizador, deixando o utilizador sentir que é ele quem está a tomar a decisão de realizar aquela ação e não é a sua marca que o está a tentar “obrigar” a realizá-la.

Por exemplo, transforme:

  • “Inscreva-se agora” em “Quero inscrever-me agora”;
  • “Compre já” em “Quero comprar”
  • “Receba o E-book grátis” em “Quero o E-book grátis”

Desta forma, os utilizadores não se vão sentir pressionados a realizarem a ação e vão perceber que a sua marca está a permitir que eles escolham clicar ou não no CTA, não lhe empurrando uma venda ou uma oferta.

5. Elimine riscos e objeções

Dar segurança ao utilizador e eliminar possíveis objeções é fundamental para que o mesmo não tenha qualquer medo em realizar a ação.

Por exemplo, se não gostar do produto ou este não servir for uma objeção indique no seu CTA que é possível devolver o mesmo e elimine essa barreira.

6. Apenas uma ação

Para que o seu Call to Action seja eficaz, deve pedir ao utilizador para realizar somente uma ação.

Foque-se no objetivo principal, na ação que pretende que o utilizador realize e encaminhe o utilizador para essa ação.

Pedir às pessoas para realizarem mais do que uma ação ao mesmo tempo, vai tornar-se confuso, a mensagem não vai passar de forma eficaz e o utilizador pode acabar por não realizar nenhuma das ações que indicou.

7. Destaque visual

É muito importante que o seu CTA tenha destaque em relação aos outros elementos utilizados.

Se utilizar um link garanta que coloca o mesmo de uma outra cor, sendo percetível para o utilizador que existe ali uma hiperligação e que deve clicar na mesma. Por exemplo, é completamente diferente colocar “pode descobrir mais aqui” ou “pode descobrir mais aqui “.

Se utilizar um botão como CTA, utilize cores contrastantes com a imagem onde esse botão está colocado. Pode também realizar testes A/B, mudando a cor do botão para perceber qual gera mais conversões.

Pode ver a exemplo o Call to Action que utilizamos na homepage do nosso site. Como o fundo é azul, utilizamos um botão amarelo para destacar o nosso CTA e assim dar destaque ao mesmo.

Além de tudo isso, antes de utilizamos o método AIDA para enquadrar o nosso CTA, deixamos a ação do lado do utilizador e eliminamos o risco, garantindo que o utilizador pode cancelar a subscrição quando quiser.

Já sabe como criar um Call to Action eficaz?

Agora que já conhece as dicas para criar um call to action eficaz, só precisa de as colocar em prática no seu negócio.

Nunca se esqueça que orientar as decisões do utilizador é fundamental para atingir os seus objetivos e garantir o sucesso do seu negócio.

E, claro, já sabe que para o ajudar a gerir eficazmente as redes sociais da sua marca, pode sempre contar com o Swonkie.