Ter ideias para produzir conteúdos diariamente não é uma tarefa fácil. Se esta tarefa já é difícil para quem produz conteúdo profissionalmente, torna-se ainda mais difícil para quem não é um profissional na área e precisa de produzir conteúdos para as mesmas.

Como tal, neste artigo vai encontrar 10 tipos de conteúdos que pode adaptar a todas as suas redes sociais e à sua marca e eliminar de vez os bloqueios criativos.

A CONSISTÊNCIA É FUNDAMENTAL

Antes de saber que conteúdos deve produzir, tem de perceber que existe uma regra fundamental para que os seus conteúdos tenham sucesso nas redes sociais: a consistência.

Se não publicar conteúdos com consistência, os mesmos não vão ter resultados. E consistência não significa que tem de publicar todos os dias. Mas, precisa de definir uma periodicidade para as suas publicações e manter a consistência da mesma.

Ao publicar só quando tem tempo ou quando tem ideias para conteúdos os seus seguidores vão perceber que não tem frequência nem consistência nas suas publicações. Além do mais, se ficar muito tempo sem publicar o seu público vai acabar por se esquecer da sua marca.

Sendo assim, o ideal é ter um calendário de conteúdo e definir que conteúdo vai publicar e em que dias. Desta forma, conseguirá manter todo o seu conteúdo organizado e publicar nos dias definidos.

A EMOÇÃO É A CHAVE

O seu conteúdo tem obrigatoriamente de despertar emoções na sua audiência. E só consegue despertar emoções quando oferece conteúdo de valor e que vai ajudar os consumidores.

emoção

Quando consegue despertar emoções, sejam elas a empatia, a alegria ou a gratidão, vai aumentar a confiança que os consumidores têm na sua marca. Esta confiança é fundamental para conseguir manter relações duradouras com os mesmos.

10 CONTEÚDOS PARA UTILIZAR NAS SUAS REDES SOCIAIS

Educacionais

Crie conteúdos que eduquem a sua audiência e que a ajude a perceber que a sua empresa tem a solução para um problema.

Ao oferecer conteúdos que ajudem e esclareçam a sua audiência, conseguirá ser visto como uma autoridade no seu mercado de atuação, porque está a demonstrar que a sua empresa conhece o mercado onde atua e se preocupa em explicá-lo aos consumidores.

Exemplo: uma empresa que vende roupa em segunda mão pode partilhar conteúdos elucidando os consumidores para as vantagens dos mesmos e explicando os processos de tratamento das roupas antes de serem vendidas.

Testemunhos de clientes

É importante ter conteúdos de prova social nas suas redes sociais. Deve mostrar às pessoas que os seus clientes estão satisfeitos com a sua marca e que confiam eu si. Como tal, partilhe testemunhos dos seus clientes nas redes sociais e histórias de sucesso que estejam ligadas à sua marca.

Se não têm testemunhos espontâneos, não existe em pedi-los. Verá que se pedir, os seus clientes não se importarão de mostrar o quão satisfeitos estão com a sua empresa.

Exemplo: um salão de cabeleireira pode pedir às clientes para partilharem o resultado final e identificarem a página no salão. Depois é só divulgar essa partilha nas redes sociais do salão e consegue assim mostrar o seu trabalho e a satisfação dos clientes.

Notícias da atualidade

Se existe uma notícia atual que pode utilizar a favor da sua marca, não hesite em fazê-lo. E nem sempre as notícias têm de ser do seu setor para poder transformá-las num conteúdo útil para a sua audiência.

Exemplo: quando o Donald Trump perdeu as eleições nos EUA, no Swonkie aproveitamos e fizemos uma publicação sobre isso. E precisamos de falar de política? Não. Limitamo-nos a usar o facto de Trump ter dispensado 62% dos seus anúncios nas redes sociais a atacar Biden, para demonstrar ao nosso público que a concorrência nunca deve ser o nosso foco. Caso contrário podemos acabar como o Trump.

Dicas e tendências

Partilhar dicas e tendências é uma excelente forma de atrair seguidores para as suas redes sociais.

Quando oferece boas dicas aos seus seguidores estas tendem a ser partilhadas e consegue criar um sentimento de gratidão nos seus seguidores, por estar a oferecer conteúdo que estes sentem que os vai ajudar.

Para construir este conteúdo pode utilizar uma tendência e explicar como esta pode ser utilizada.

Exemplo: uma loja de plantas pode criar um carrossel onde cada imagem exemplifica os passos para a plantação de uma árvore.

Certamente, na sua área são inúmeras as dicas que tem para oferecer aos seus seguidores e que os conquistará.

Novidades da sua marca

Aproveite as redes sociais para divulgar todas as novidades da sua marca. Seja um novo produto, uma nova funcionalidade do seu serviço, um prémio que recebeu ou um evento onde vai participar.

Ao partilhar as novidades da sua marca, mostra que a mesma está a evoluir e a inovar, tentando sempre oferecer o melhor aos seus clientes.

Exemplo: partilhe o lançamento de um novo produto com os seus seguidores. Pode até fazer um pré-lançamento e partilhá-lo com os mesmos.

Citações

Pode utilizar citações de figuras conhecidas e dar uma opinião pessoal sobre o assunto que as mesmas falam, ou complementar a mensagem da citação com conteúdo que acrescente valor à sua audiência.

Pode também partilhar as citações e perguntar aos seus seguidores se concordam com as mesmas. Dessa forma, consegue interagir com a audiência e criar uma discussão que pode ser interessante para a sua marca e para o seu público.

No LinkedIn é comum haverem discussões sobre diversos assuntos e as pessoas tendem a interagir e a defenderem com convicção o seu ponto de vista. Em discussões sobre temas relacionados com o seu mercado pode conseguir tirar ideias interessantes para a produção de mais conteúdos.

Exemplo: se trabalha na política partilhe uma citação de um político que seja relevante e explica o seu ponto de vista sobre a mesma.

Memes

Afinal quem não gosta de um bom meme? Os memes quando bem utilizadas são ótimas para despertar emoções positivas nos seus consumidores e permitir que os mesmos associem a sua marca a boa disposição.

Um meme pode servir para passar uma mensagem ao seu público, mas de forma divertida. No entanto, garanta que o meme que utilizar é ideal para conseguir passar a mensagem pretendida ao seu público.

Exemplo: aproveite um meme para de forma divertida evidenciar um ponto forte do seu produto.

Produtos

Se já ouviu que nunca deve partilhar os seus produtos nas redes sociais porque as mesmas não são comerciais, fique a saber que esta ideia está completamente errada.

É certo que as redes não são comerciais, mas é também certo que um dos seus principais objetivos com a presença nas mesmas é a divulgação dos seus produtos.

Sendo assim, não tenha medo de divulgar os mesmos, desde que o faça tendo em conta a regra 80/20. Esta regra sugere que apenas 20% do seu conteúdo deve apelar à compra dos seus produtos e os outros 80% devem ser somente publicados para acrescentar valor aos seus seguidores. Ou seja, por cada cinco publicações apenas uma deve ser de oferta.

Exemplo: uma loja de roupa para bebé pode partilhar uma fotografia das duas peças, evidenciando que as mesmas são antialérgicas.

Tutoriais

Quantas vezes não passa horas a ver vídeos nas redes sociais e sem dar pelo tempo passar? O vídeo é um formato cada vez mais apreciado e oferecer tutoriais aos seus seguidores é ótimo para cativar os mesmos.

Pode fazer sobre todos os assuntos que envolvam a sua marca, o sucesso dos seus vídeos dependerá da forma como conseguirá envolver a sua audiência ao longo do mesmo.

Comece sempre os seus tutoriais chamando a atenção dos visualizadores, informando-os sobre o que vão aprender durante o mesmo. No final, não se esqueça de pedir aos seus seguidores para realizarem uma ação, seja partilhar o seu vídeo ou deixar um comentário sobre o mesmo.

Exemplo: uma loja de vernizes pode criar tutoriais, explicando passo a passo como ter as unhas perfeitas.

Mitos da sua área

Todas as áreas têm factos dados como verdadeiros que não os são. Se a sua experiência lhe diz que esses factos não são de todo verdade, partilhe os mesmos com os seus seguidores.

Ao revelar mitos está também a construir a sua autoridade e aumentar a sua credibilidade, mostrando aos seus seguidores que a sua marca é especialista na área em que atua.

Além do mais, os mitos atraem os consumidores pela curiosidade, e já sabe que este gatilho mental é muito poderoso. Os seus seguidores não vão querer ficar sem descobrir os mitos do seu mercado.

Exemplo: crie um rubrica semanal e divulgue mitos da sua área. Dessa forma, a sua audiência saberá que naquele dia será divulgado um mito.

UTILIZE A CRIATIVIDADE

Agora que já sabe que conteúdos pode publicar para cativar a sua audiência, utilize a criatividade para os produzir.

Lembre-se que as suas publicações devem ser suficientemente atrativas para fazerem os utilizadores interromperem a navegação nas redes sociais e o seu conteúdo deve acrescentar valor à sua marca.

E para planear e agendar as suas publicações, não se esqueça de contar com a ajuda do Swonkie.